Ver Versão Completa : As vossas respostas a...
A questão é simples e tem-me sido colocada várias vezes!
Há já algum tempo que venho a experimentar o linux, uma distro aki, outra acolá! No entanto só ultimamente é k comecei a utilizar o linux mais seriamente e as pessoas que me vêm a trabalhar noutro SO, além de notarem logo a diferença fazem sp a mm kestão:
"Mas pk k tás a usar isso?"
É esta a kestão k vos ponho agora! Rant away!
The.InVisible.GoD
06-03-2006, 01:15
Não deixa de ser, sem dúvida, uma questão bem pertinente... ;)
Assim derepente... falando por mim, fiquei tentado a testar uma distro inicialmente por curiosidade, por ser uma potencial alternativa aos S.O. M$, por ser muito mais seguro, e se calhar o mais importante de tudo, é freeware!
Não estou disposto a dar 300€ por um sistema operativo (nem mais 700€ pelo Office)! Existem alternativas livres e muito boas. Como utilizo o computador maioritáriamente para trabalho, música e video, o Linux proporciona-me um sistema que está sempre pronto para o trabalho e lazer :) E com a distro Ubuntu, até para casa me enviam os cd's e não tenho de pagar nada por isso... agora pede um cd á Microsoft :P
born2hack
06-03-2006, 12:33
Por acaso eles mandaram-me a beta do visual studio a borla... :p
Mas, como diz o zeon, para ter o software da microsoft legalmente sai caro, mesmo com as versoes para estudante. O linux e uma optima alternativa, e se eu tivesse que pagar por um SO, ia para o mac e nao para o windows!
Hmm essa do dinheiro, acho k ninguem vai mt nela, por razões mais k óbvias e rematadas pelo o k o b2h disse!!
Sinceramente, não tenho razões imediatas para usar linux! A minha primeira razão prende-se com o facto de aprender algo novo e sair das restrições de software fechado! Mas de resto, pouco posso acrescentar, até pk algumas das minhas actividades são altamente prejudicadas com a mudança.
Veja-se os jogos, verdade k mts jogos correm bem em linux com o wine por ex e até um dos meus favoritos (UT99) corre nativamente com alguns tweaks! Mas de resto é extremamente dificil ter algo a trabalhar no linux. Verdade que o os macs tão melhor servidos mas a diferença para PC é enorme.
No entanto, o gamming PC tá novamente em declinio e não tarda mt para haver uma estagnação! E não é o vista k vai levantar as vendas de jogos PC! Praticamente kkr coisa de jeito k vá haver no PC, tb poderá ser encontrada nas consolas. Ora nessa altura, MS? Pra k?
O real problema é a química! A minha área de trabalho. Verdade que existem mts programas para linux e mts mais para Mac! Verdade que por ex, o programa mais utilizado para Simulação molecular é o gaussian e ninguém se atreve a tentar fazer cálculos com ele no Windows, é 10x mais rápido no linux e mm assim estamos a falar de 1 semana a 1 mês de processamento num cluster de 4 processadores! Mas a questão é k o processo de troca de dados, partilha de documentos num meio estrictamente MS é impossível. Isto para não falar em formatações rigidas (ao mm) de documentos que sejam submetidos a aprovação! Solução, mais uma vez o Wine, ou outra kkr implementação da API do windows!
Por isso volto outra vez ao principio! É algo novo que me dá mt gosto aprender e acima de tudo, modificar a meu gosto, algo impossível no windows.
Boas
O Linux é de facto óptimo para aplicações científicas, corro muito mais rapidamente um software de astronomia em linux do que no windows, mesmo que carregue mais catálogos e objectos, sem falar nos cálculos de posições, rise and set times, etc etc.
A razão principal para usar linux nem é o preço, mas sim a facilidade com que se encontra aplicações e adaptamos o SO às nossas necessidades.
Infelizmente vou deixar de usar o Ubuntu. :(
Passei a utilizá-lo regularmente no portátil. Apesar de algumas lacunas no Open Office (perfeitamente compreensíveis não fosse este free), alguns "arrastos" iniciais por causa do wireless entre outros, o ubuntu foi a melhor distro que alguma vez experimentei.
Até hoje.
Estive esta tarde no Centro de Ciência Viva do Porto Moniz para dar uma Palestra a alunos do 12º da escola de Santana. Correu tudo bem, liguei o pc ao projector, arrancou, projectou a imagem sem problemas (não aparecia imagem no ecrã do portátil, gosto disso para ver as anotações). O problema era que a imagem ficava-se nos 640*480px. No menu de resolução esta era a resolução máxima. Com os alunos a entrar, não tive oportunidade de mudar para o windows, nem mesmo de ir à internet procurar soluções.
O problema nem foi este, a apresentação foi boa, até falei no ubuntu aos alunos que lá estavam (ficaram curiosos ao ver algo assim). O problema foi ao mudar para uma aplicação de Astronomia (stellarium) que só corre a 1024... Como todos sabem (todos nós já assistimos a palestras), quando ocorre um problema na apresentação, bastam 2 min que todo o "pessoal" distrai-se e o orador perde a mão ao público.
Foi o que aconteceu. Bastou ter que desligar o pc para iniciar com o windows que começou barulhos, pessoas a se mexerem de um lado para outro, etc etc. Perdi a mão ao público, a partir daí estava praticamente a gritar para me fazer ouvir. A parte mais interessante da palestra, onde se mostram os conceitos no céu, perdeu-se. Ficaram os promotores do evento desiludidos, ficaram os professores irritados com os alunos e com má impressão do centro de ciência viva, fiquei eu desejando de me meter num buraco porque teimei em usar linux quando o windows nunca me deu problemas com nenhum projector (o que se veio a verificar, mal iniciei o windows a resolução mudou para 1024 e o programa correu bem).
Desde 2001 que faço palestras duas ou mais vezes por mês. Nunca aconteceu algo assim. Tinha que acontecer na primeira vez que confiei no ubuntu como suporte.
É certo que deveria ter experimentado antes dos alunos entrarem, mas era tarde e nem sempre temos tempo para testar. Daí a existência de duas palavras: fiabilidade e compatibilidade. O ubuntu, embora resistente, não é uma coisa nem outra. Para o programador, reconheço que o ubuntu é bom, para o resto, não.
Resultado: não vou utilizar mais o ubuntu para trabalhar, apenas para brincar ou para uma cadeira da UMa. Não faz sentido ter que mudar de SO quando se quer fazer uma tarefa ou outra.
Isto responde à tua questão fox?
A minha resposta era de certo modo retórica e apenas algo para vos fazer falar.
Isso não deve ter sido nada agradável, mas, e sei mt bem k tens mt mais palestras dadas k eu, o windows não é assim tão fiável como isso. Já tive os meu problemas com o dito cujo, calhou k não era a minha apresentação e portanto não "tripei" com a situação.
No entanto não vejo razão para deixares o linux para segundo plano, pk acima de tudo a culpa foi tua!
Eu qd vou experimentar uma reacção nova, faço sp com poucas qtds, para testar e me preparar para as supresas k vão vir qd fizer o scale up. Quanto a tempo, já me dei conta k é mais precioso k qualquer metal brilhante!!
Mas sinceramente, tiveste a mais p*ta das sortes e só espero k nunca me acontece algo remotamente parecido. Não sei k mais te diga a não ser k para a próxima vai ser melhor!
A minha resposta era de certo modo retórica e apenas algo para vos fazer falar.
No entanto não vejo razão para deixares o linux para segundo plano, pk acima de tudo a culpa foi tua!
Eu qd vou experimentar uma reacção nova, faço sp com poucas qtds, para testar e me preparar para as supresas k vão vir qd fizer o scale up. Quanto a tempo, já me dei conta k é mais precioso k qualquer metal brilhante!!
Não quero parecer mal educado, mas talvez me tenha explicado mal.
Soube da palestra ontem à noite. Estive até às 2 da manhã a prepará-la. Infelizmente não tenho um projector em casa para experimentar se dá e desconfio que muitos de nós o tenham.
Cheguei ao Porto Moniz às 14h55m e a palestra começava às 15h em ponto. Os alunos eram de Santana, pelo que tinham um autocarro para apanhar. Tive apenas tempo para testar o pdf (costumo apresentar em PDF, o PPT dá problemas ás vezes) e tal correu muito bem. A asneira que cometi foi iniciar o programa de astronomia que só corria a 1024 (soube pelo erro que apareceu)..
Ora, normalmente tenho tempo para iniciar programa por programa e ver se esta tudo ok, mas a questão nem foi erros de software, nem a estabilidade do ubuntu (que para mim é intocável). Foi apenas o facto de ele não detectar correctamente o projector e não dar os 1024! Isto é problema do SO!
Se desse de inicio os 1024, o programa teria aberto correctamente, tudo excelente... E sem os problemas que o windows costuma dar (ecrã azul a meio do PPT (daí passar a utilizar pdf), programa que n inicia, etc etc)... O engraçado é que a audiência "compreende" o erro... Neste caso não, fui praticamente alvo de gozo por utilizar o linux e depois ter que passar para windows (oh sim, o que faltava da apresentação não ia ficar por dar só pelo ubuntu)! A partir daí não à professores que controlem, ficam todos mais exitados por causa do pc e não pela apresentação, depois à aqueles que já usaram linux e depois desistiram e falam disso e de erros que já tiveram etc etc...
Ah, foram cerca de 4 turmas de 10º e 12º ano, logo cerca de 120 alunos lá dentro... é complicado...
Para terminar, porque é que o windows reconheceu os 1024 de resolução do projector e o ubuntu apenas 640? É do hardware? É por defeito de utilizador?
Como já te disse no msn, os meus sinceros sentimentos!
Procurei por "projector resolution" nos fóruns do ubuntu. Parece que o problema não é do SO mas sim dos drivers da VGA...
Pelo que estive a pesquisar, tens de alterar a configuração do xorg.conf (só existe se for nVIDIA), mas infelizmente só existe documentação para esta... o que não é o caso (Intel Extreme II é o q tens...)
:sorry:
eheh tinha comentado com o fox como ias responder ao post com pesquisa feita ;)
Pelo que me apercebi, o projector é reconhecido como monitor plug and play, pelo que devo precisar dos drivers para este (monitor PnP é universal) de forma a aceitar os 1024...
Vou pesquisar mais um bocado a ver.. é pena, as ferramentas do ubuntu em termos de ciência são espetaculares!
Boas, é o meu primeiro post nestas andanças. Comecei a usar linux à relativamente pouco tempo e não estou desgostando, mas o problema do sandro é a prova suficiente que o linux ainda não tem maturidade para se tornar o SO mainstream que toda a gente pode usar.
Por mais que vcs reclamem do Windows, ele só falha em situações extraordinárias, muitas vezes por culpa do utilizador. A maioria das pessoas não tem tempo para ler inúmeros textos sobre como meter uma pequena aplicação a trabalhar em linux, e outra grande maioria nem quer-se dar ao trabalho.
Penso que vai levar algum tempo até o linux ter um distro que rivalize com um Windows XP ou um Mac no que toca ao usuário comum. Dito isto vou continuar a usar cada vez mais linux, nem que seja para contribuir minimamente com a minha formação.
Já agora, aconselhem-me uma distro em que seja fácil que meter-lhe multimédia (mp3, apple HD, etc), não crie problemas com o ndiswrapper e seja razoávelmente acessível a nível de instalações gerais. Estou tirando o Fedora 4 neste momento.
Epah, o ppl d cá do forum tem gostado do ubuntu e senão kiseres andar a procurar quais as apps para substituir as k usavas/usas no windows, sp podes utilizar o automatix k te instala praticamente tudo o k precisas dd codecs a soft básico! Há um thread nos foruns do ubuntu com info só sobre esse script. Ah! Temos uma thread só sobre o ubuntu tb!
De resto, bem vindo à comunidade e shenmue rula!! Já fazem falta jogos como esse!
born2hack
09-03-2006, 09:34
Esse erro so pode ser treta do unbutu.
Uso o fedora / também ja usei o suse, ja usei projector e nunca tive problemas alguns (e com imagem nos dois ecras).
Isso varia com o projector B2H :) Há quem diga q não tenha problemas, outros sim. Pelo que estive a pesquisar sobre esse assunto, é necessário definir a resolução utilizada pelo projector nos ficheiros de configuração da VGA, que no caso das nVIDIA está mto difundido... em relação á VGA do sandro, será mais complicado, mas não impossível. Tvz enviando um email ao apoio do Ubuntu ?
born2hack
09-03-2006, 13:36
Nesse caso o projector e uma treta :P
De todos os que ja usei na universidade, nunca nenhum me deu problemas e sempre com os dois ecras a funcionar.
Ate mesmo o linux que foi compilado por mim funcionou sem problemas!
E ja foi testado com placas ati e nvidia.
Boas
Concordo com o Zeon... Infelizmente não tenho o dual-screen no portatil (fico meio lixado por causa das anotações, mas isso "come-se") nem posso trocar de ecrã, ou seja, no windows podia fazer a mudança entre o LCD e projector, ambos, ou um de cada vez. No ubuntu fico com o projector caso o ligue ao arrancar o pc, se o ligar com o ubuntu iniciado não dá nada...
Infelizmente só testei com aquele... tenho medo de testar com outro e depois dar a mesma m****....
Bem, estão a pensar colocar projectores em todas as salas na UMa, assim poderás testar ;)
born2hack
10-03-2006, 14:25
Tambem e verdade que posso configurar o meu portatil na bios para ter sempre os dois ecras em funcionamento! Dai nunca ter tido problemas.
Quanto ao windows so dar problemas em condiçoes extraodinarias... bom, tenho um disco de 40gb numa board antiga que so detecta 8gb, e consequentemente o windows tambem so detecta 8gb. Instalei o linux e tenho acesso aos 40gb!
Ate agora, e no fedora, quando algo boqueia, ele diz qual foi o tipo de erro e descriçao do mesmo, e nao algo do genero 0x98787663. Alem disso, o Fedora nao bloqueia, ao contrario do windows que apos um erro vem outro, e outro, e outro, e outro (u get the picture!).
E antes que falei do vista, posso desde ja dizer que ja experimentei a beta 2, e aquilo é mais mariquice que outra coisa! Posso pegar no windows blinds e ter quase a mesma coisa. Quando sera que vao meter na cabeça que um user apos a puberdade quer algo funcional e nao mariquices? Quero la saber se o icon dança o bailinho da madeira quando o rato passa por cima... quero é que o desempenho da aplicaçao tire todo o partido do meu hardware, e nao que metade desses recursos sejam usados para fazer do meu desktop um circo!
Por alguma razao programas de desenvolvimento sao mais rapidos em unix do que em windows. Em media, demora menos 1/3 do tempo a compilar algo em java em linux do que em windows (experiencia pessoal).
Numa conversa posterior com o Sandro no msn, ele vai ver o que pode fazer no xorg.conf (ficheiro de configuração da maioria dos parametros do monitor etc).
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.