Ver Versão Completa : Altura da bomba na caixa
balizeiro
19-03-2006, 17:28
La venho eu com mais uma das minhas duvidas exestenciais :innocent:
A altura a que a bomba se encontra na caixa interfere com a performance do sistema? Isto é, se a colocar na parte debaixo da caixa, ela vai ter menos trabalho para puxar a agua do reservatorio até ela, mas vai ter muito mais trabalho para a enviar até ao radiador colocado no topo da caixa. Por outro lado se a deixo no topo da caixa as condições anteriores invertem-se. Se a colocar a meio da caixa o mal ficaria repartido entre puxar do reservatorio e empurrar para o radiador.
http://members.netmadeira.com/nick/Balizeiro/Misc/Altura.jpg
Resumindo, a minha duvida é se a bomba "puxa" com tanta força como "empurra" ou nao?
PS: Desculpem os termos pouco tecnicos :P
Boas
Posso estar com um parafuso a menos, mas se um WC é um circuito fechado, pouco importa a posição da bomba, tal como acontece num sistema de vasos comunicantes fechados (lembram-se dessa experiência? O líquido dos tubos ficava sempre à mesma altura, independentemente do tamanho ou posição destes).
Todavia, não tenho a certeza mas a resposta até que tem lógica ;)
PS - Eis uma boa questão para perguntar ao pessoal de Eng Civil. Eles têm uma cadeira sobre dinâmica de fluidos que deve abordar essa problemática.
Os factores q limitam o fluxo é a tubagem e o radiador, não a bomba. A posição da mesma, em princípio não irá alterar em nada o desempenho :)
balizeiro
20-03-2006, 01:06
A minha duvida era mais relacionada com a força que a bomba suga e espele a agua :oops:
Como disse o Sandro, o circuito é fechado, pelo que a força q é feita a sugar é a mesma que irá ser feita para debitar, segundo a lógica :)
Estive a confirmar nos livros.
Se o circuito é fechado (não existe ar dentro dos tubos) a bomba pode estar em qualquer posição. Toda e qualquer força é transmitida a todo o líquido, independentemente da posição do motor.
Isto pode fazer confusão porque vemos na televisão aqueles sistemas de rega onde temos o motor sempre mais alto (quando se pretende fazer a água subir). Segundo vi, os motores de água são mais eficazes a puxar do que "empurrar" pelo monte acima por assim dizer. Todavia, estamos a falar de 20 ou 30cm dentro da caixa e não de 200 ou 300m...
Resumindo, podes colocar a bomba onde quiseres, de preferência longe dos discos :P
Three-Of-Five
16-04-2007, 17:29
A solução mais comum é utilizar bombas submersíveis porque se tornam mais eficientes. A pressão da coluna de água aumenta o rendimento da bomba e por isso elas são quase sempre colocadas no fundo dos poços.
Aliás, na indústria as bombas de fluidos são colocadas sempre na base de uma coluna de fluido para aumentar o rendimento energético, o que é fundamental em qualquer instalação industrial.
Claro está que um bomba destas é muito mais cara porque tem que ter um sistema de arrefecimento integrado para difundir o calor no fluido que bombeia e tem que ser estanque, mas uma vez instalada não se vê.
Boas
O tópico tem mais de um ano, o Balizas já deve ter resolvido o problema ;)
Boas
O tópico tem mais de um ano, o Balizas já deve ter resolvido o problema ;)
No entanto, não deixamos de aprender, mesmo passado um ano. Provavelmente alguém mais pode ter tido esta dúvida :)
> ervas <
17-04-2007, 10:26
No entanto, não deixamos de aprender, mesmo passado um ano. Provavelmente alguém mais pode ter tido esta dúvida :)
Concordo. Até acho positivo alguém reactivar tópicos antigos, ajuda a manter a alma do fórum. E todos os membros participantes são sempre bem-vindos, mesmo que não tenhamos iniciado da melhor forma...
balizeiro
17-04-2007, 13:35
Por acaso já tinha resolvido o problema, acabei por deixar a bomba na parte de cima da caixa, tal e qual como na fotografia. Optei também por prende-la a caixa através de fio de pesca de modo a reduzir as vibrações propagadas da bomba para a caixa.
Até hoje não tive problemas ;)
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.