Ver Versão Completa : Gps
Boas
Reparei já à algum tempo na quantidade de dispositivos GPS que se vendem nas lojas de informática, especialmente nas grandes superfícies...
Desde marcas como a TomTom (mais conhecida), a outras como a Garmin e depois os respectivos licenciados (Sony, etc), sem falar nos modelos BlueTooth para ligar ao pda etc etc.... A questão é: Existem mapas para a Madeira??
Segundo reparei na ViaMichelin (o site da TomTom nem dá para ver com detalhe as cidades que eles têm :( ) a Madeira está representada apenas com o "anel" ou seja, a via-rápida mais a via expresso que ligam as cidades e localidades principais à volta da ilha... E com pouco detalhe!
http://www.aaam.astrosite.net/viamichein.jpg
Ou seja, aqueles GPS's todos que se vêm por aí têm sequer alguma utilidade ou essas lojas simplesmente vende o que o fornecedor do continente lhes manda (no continente faz sentido, existem mapas bem detalhados)?
EDIT: actualização: o site da TomTom tem imensos mapas de Portugal, inclusive de cidades como Fundevila, Fundada, Fundão entre outras (não sabia que a Madeira era ainda mais desconhecida do que Fundada (onde será isso?)). Funchal e Madeira são desconhecidos...
Mais:
No caso da Via Michelin, encontrei Évora (cidade mais pequena que o Funchal) e vejam:
http://www.aaam.astrosite.net/evora.jpg
Escala de 100m! Todas as ruas devidamente identificadas, locais de interesse etc etc... Por favor!
Eles sabem que estás numa ilha. De qualquer maneira para que lado fores, vais sempre bater ao mar. Não há nada que enganar ou se perder. :P
O objectivo do GPS actualmente nem é esse... Evitar que te percas.
Actualmente o GPS em complemento com mapas detalhados permite guiar-te porta-a-porta sem erros. Essa informação aliada ao controlo de tráfego (alguns auto-rádios têm essa funcionalidade - mas infelizmente só a Antena 1 do Continente transmite essa mesma informação) permite evitares filas de trânsito, optares pelo trajecto mais curto ou mais rápido (nem sempre é o mesmo) ou ires a locais que nunca foste!
Pessoalmente, o gps com mapas decentes ia fazer-me jeito no verão, quando trabalho na redacção de uma rádio local. No ano passado, por exemplo, cheguei a sair da redacção 3h antes de um compromisso só para ir ter ao local (são Jorge) direitinho e no sítio certo (andei às voltas e às voltas). Com o gps ia lá bater, exactamente na morada que introduzo, além de saber o tempo que iria demorar na viagem!
Isto sem falar em taxistas, motoristas de entregas (a quantidade de vezes que me telefonam a perguntar onde fica exactamente a minha casa...) etc...
tiagoblueyes
22-04-2006, 07:59
Pelo sei nao existe mapas pra madeira,e se existe só as 3 forças armadas é k possuem acesso,ou mesmo deve ser pago,atraves de 1 satelite qualquer,pk muitas vezes vem pessoal de fora cá fazer certos desportos e conseguem ter acesso a isso. Mas dava jeito isso cá,pk muitas vezes tem estradas todas partidas,acidentes,etc,e isso podia dar informaçoes,pra alem de nao nos perdermos por certos atalhos:bigthumb: . Pra quem anda sempre na via rapida nao é necessario,mas pra muitos trabalhos era bom,alem disso,servia como 1 vigia,podia se controlar 1 carro onde estive-se,como a TMN ja possui esse serviço,mas sei k existe mapas de portugal,podem nao estar actualizados,mas como somos sempre atrasados em todo,nao era isso k ia escapar. :sleep:~
encontrei estes 2 sites na net
http://www.sitiocerto.com/index.php
http://www.multimap.com/
Ps: experimentem ir ao ultimo link e escrevem FUNCHAL pra procurar,nao escrevam MADEIRA,senao nao dá,parece k estamos 1 pouco avançados,pelo menos estradas tem lá,experimentem explorar isso....
Também ja tinha notado isso, existe GPS a vender e no entanto a Madeira praticamente não está identificada. Acho que se houvesse pressão nas entidades competentes este problema seria resolvido. O mais certo é o publico alvo não ser propriamente as ilhas, como foi dito aí, não vais mto longe, não te perdes tao facilmente! Vantagens do GPS prende-se ao facto de facilmente chegares ao destino poupando tempo e combustível. ... A própria comunicação social não dá importância á ausência do GPS cá na região. Concordo que nós de certa maneira deveriamos ter porque ao fim ao cabo somos todos portugueses mas como se sabe tamos na Madeira, numa ilha ... onde tudo( maioria das tecnologias) chega mto mais tarde.
Mas nem tudo somos os atrasados, como exemplo e talvez um pouco offtopic, o Funchal assim como Lisboa, foram e são, as primeiras cidades do país a experimentar as novas larguras de banda da TMN. E porque fomos o publico alvo? Basta ver a quantidade de clientes que temos da TMN só na Madeira, enquanto o GPS cá na região, por enquanto, iria haver mto poucos adeptos. Apenas os que iriam ter esse equipamento seriam aqueles que keriam ter "status"...
existe sim mapas da madeira . mas numca testei aqui fica o link do programa
http://www.madeiragps.com/pt/inicio.htm
quanto a gps já tive um por cabo usb , e agora tenho um bluethooth, e varios programas , tanto para o portatil assim como para o pda
quanto a mapas para a madeira como não existem muitos , sempre podes digitalizar e depois colocar num programa e basta calibrr e usar sem receios, agora nao me lembra o nome mas vou investigar.
@Paulo
Obrigado, depois avisa alguma coisa. Estou de facto interessado em comprar um GPS via bluetooth (arranja-se barato no miau) para funcionar em conjunto com o pda..
O site do madeiragps está porreiro, é exactamente algo do género que quero.. Infelizmente a plataforma que eles utilizam (RS Navigation, algo Russo) corre apenas em PocketPC e não em Palm.. Uma pena, já que o TomTom é compatível com ambos os tipos de pda e os mapas são compatíveis tanto com um como no outro.
Todavia, antes de comprar, quero ver se existe de facto mapas e real utilidade do gps...
Aquando fizermos um convivio madtech em que seja pa passear pla ilha..ja temos o Sandro como guia turistico :biggrin: ..foi so um offtopikizinho:$
Por acaso se nao fosse algo assim pa muito caro, tb seria algo que gostava de mexer e circular assim por entre estas estradas "bonitas" e esboracadas da Madeira
ahaha tu hj tás pa pegar cmg...
Por acaso hj fui até à Boca dos Namorados e à Fajã das Galinhas(recomendo) e outros sítios nos lados de Câmara de Lobos que desconhecia (n me aventuro por estradas que n conheço quando o carro n é meu)... Se tivesse o GPS, talvez até dava mais "escapadinhas" e a locais onde muito raramente vamos...
Vendo bem, quem é que se lembra de andar nas serras de Câmara de Lobos num domingo? normalmente o pessoal passeia para o caniçal, porto moniz ou outros lugares comuns...
existe sim mapas da madeira . mas numca testei aqui fica o link do programa
http://www.madeiragps.com/pt/inicio.htm
quanto a gps já tive um por cabo usb , e agora tenho um bluethooth, e varios programas , tanto para o portatil assim como para o pda
quanto a mapas para a madeira como não existem muitos , sempre podes digitalizar e depois colocar num programa e basta calibrr e usar sem receios, agora nao me lembra o nome mas vou investigar.
aqui fica um software que falei
http://www.memory-map.co.uk/software.htm
born2hack
30-05-2006, 17:41
Eu gostava de experimentar esse da madeira... porreiro era ter uma versao de demonstraçao ou um "trial"...
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.