PDA

Ver Versão Completa : Sugestão

sandro
01-05-2006, 16:58
Boa tarde

A Madtech atingiu recentemente um patamar recorde de membros/visitantes. Se o número de visitas diárias pode ser considerado um indicativo, a Madtech cresceu nestes últimos meses de uma forma que nenhum de nós poderia ter previsto.

A contribuir para o facto temos o nosso site, actualizado quase diariamente, aliado a um fórum onde a informação e a entre-ajuda estão sempre presentes e as dúvidas respondidas quase sempre no mesmo dia, senão na mesma hora. Temos tido uns debates interessantes sobre todo e qualquer tipo de material, aprendemos e partilhamos conhecimentos uns com uns outros.

Todas estas razões fazem da Madtech um site de referência na Madeira e cada vez mais a nível nacional. Por esta razão, porque não levar a Madtech mais além? Fazer algo que nunca ninguém fez em Portugal com um site/fórum do género?

O Zeon teve a ideia: o nosso feed RSS. Eu acho que este poderia ser levado ao seu limite: estou a falar em podcasts!

Um podcast é um pequeno ficheiro aúdio, actualizado com uma certa regularidade através de um feed RSS. Existem vários programas compatíveis com Podcasts, nomeadamente o iTunes, WMP, Winamp e outros. Basta introduzir o endereço do feed e o programa actualiza o podcast mal existam novidades.

A ideia é simples: uma gravação de 5min +/-, com música de fundo, onde são abordados diversos temas, sejam as últimas notícias colocadas no site ou um comentário sobre um tema em especial, tudo depende do podcaster em si...

Caso tenha luz verde da equipa, posso tentar fazer uma coisa pequenina, só para ver a aceitação do pessoal sobre isto. Posso inclusivamente colocar no meu servidor para não ocupar o vosso.

Façam de vossa justiça :)

Denzil
01-05-2006, 18:32
Já tinha ouvido falar sobre os podcasts mas nunca tinha colocado a hipótese de ser utilizado por nós. No entanto, não sei até que ponto é que o nosso público alvo utiliza esse sistema... a maioria nem o RSS se utiliza! :2cents:

fox
01-05-2006, 19:40
Com RSS ou não, o ficheiro audio poderia estar disponivel de uma forma ou de outra, como na maior parte dos sites com podcasts.

Qt a mim, a ideia é boa, mas como tudo o k tenho visto nesta comunidade, pode levar uma machadada nas pernas em 2 ou 3 posts! Ou pior, sem posts nenhuns!

Estou disponivel para o k for preciso, não queiram é a minha voz de ouro no dito cujo!! :P

rgouveia
01-05-2006, 19:57
Eu oiço vários podcasts, além de ler rss feeds variadas.
Desde que o conteúdo seja atraente tenho a certeza que haverá gente interessada.
Falar sobre as últimas notícias ala megastore da antena3, acho que não é lá muito interessante.
Podcasts sobre tecnologia em português só conheço o Tech PT (http://mgcm.libsyn.com/).

fox
01-05-2006, 20:44
O conteúdo teria k ser variado, afinal de contas, os podcasts com mais sucesso são sobre tudo um pouco. e.g., o da extralife.com!

frac
02-05-2006, 16:40
Grande ideia, sem duvida,...agora será que terá muita utilização por parte dos utilizadores, mas para isso temos de tentar a ver...:bigthumb:

sandro
02-05-2006, 23:08
@Rgouveia, sou assinante da TechPT :D

Todavia, para a Madtech, algo mais leve, 5 min devem bastar...

Nos próximos dias avanço com algo a servir de exemplo, btw, fox, posso precisar de ajuda, incluindo voz!

RubenFreitas
03-05-2006, 07:19
Boa ideia....disponivel para o k for necessario...:bigthumb::bigthumb:

bazarouco
03-05-2006, 15:03
Eu não sei brincar com RSS.... Sempre que clicko num link RSS é mentira. Ainda n percebi bem a coisa :banghead:

sandro
03-05-2006, 17:05
Boas

Já agora, em especial ao RubenFreitas, ninguém tem um microfone k possa emprestar ou vender? Eu tenho um da webcam, mas n consigo capturar apenas o micro para o prog de edição de som e não me apetece tar a retirar o som de um filme...

fox
03-05-2006, 19:49
Eu não sei brincar com RSS.... Sempre que clicko num link RSS é mentira. Ainda n percebi bem a coisa :banghead:

És mm bazarouke!!!! :P

No FF faz add live bookmark!

bazarouco
03-05-2006, 21:18
Pq és assim para mim?? :(:( ... LOLol

Cá não vejo nada de Live Bookmark.... Explica lá isso devagarinho, mas bem devagarinho :biggrin:

Denzil
03-05-2006, 21:51
Se reparares, no site principal, em cima onde escreves o url, do lado direito, tens um quadrado RSS ( sim, aquele quadradinho laranja ). Carrega aí :)

Btw, a feed já está 100% compatível com as normas RSS 2.0 :) Filtrando todo o texto para que seja compatível com as especificações :) ou seja, as feeds já não se encontram limitadas :up: (isto é para ti Sandro ;) )

fox
03-05-2006, 22:27
(isto é para ti Sandro ;) )

So romantic ({)

Good work Zeon!

bazarouco
03-05-2006, 22:31
Thanks Zeon .... Então era para isso aquele quadradinho laranja haha :P

Vamos lá ver agora que utilidade posso dar a isto :rolleyes:

tiagoblueyes
03-05-2006, 22:38
nao quero ser mau a parte do microfone,mas por 20 euros,ja compras 1 ou mesmo menos. 1 braço

frac
04-05-2006, 09:46
Sandro vou ver se arranjo um, até sexta-feira digo qq coisa...um abraço:bigthumb:

NoN_SMOKER
04-05-2006, 17:24
Pá grande ideia! Sim Sr se precisarem de cobaia tou cá! :rofl:

sandro
07-05-2006, 01:26
O primeiro podcast está disponível aqui (http://www.aaam.astrosite.net/podcast1.mp3)!

Peço desculpa pela qualidade da voz (foi gravado com um auricular de telemóvel ligado à placa de som :P) e pelos conteúdos e narração.

Fiz na desportiva, não me preocupei em editar/repetir para retirar os erros no português ou falha na narração já que este ficheiro é apenas para o pessoal ter uma ideia de como as coisas serão feitas.

Aproveitando a oportunidade, uma voz apenas torna-se chato, daí o pedido de colaboração para mais vozes, talvez alguém especializado em jogos, outro em hardware etc para que o podcast seja mais rico e interessantes.

Caso tenha cometido algum erro no podcast, corrijam sff, estava a navegar pelos sites e lendo as principais notícias pelo que posso ter-me enganado em qualquer assunto :)

Notas do podcast:

Este primeiro podcast não oficial da Madtech aborda a notícia avançada pelo Fox sobre o Ugo Volt, jogo com origens numa empresa de Madeirenses.

:seta: http://www.ugovolt.com/menu.htm

Um outro tema abordado é o novo portátil da Toshiba, o Qosmio G20, com dois discos de 100GB e SO WindowsXP Media edition.

:seta: http://www.tbreak.com/reviews/article.php?cat=systems&id=445&pagenumber=1

Para terminar, a guerra entre o Google e a M$ sobre o sistema de pesquisa do novo Internet Explorer 7.

:seta: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=18&id_news=225964

Denzil
07-05-2006, 10:44
Adorei! :up: Coloquei no site principal o link para o primeiro PodCast! (coloquei o podcast no server da MadTech, assim não precisas guardar no server da Astro ;) - Dps vou criar uma secção para uploadares tu mesmo e actualizar automáticamente o link para o último podcast e uma listagem das passadas podcasts, mas isto só dps das frequências! :( )

Actualizei os botões da RSS, PODCasts e MSN Alerts :) tudo serviços da MadTech :D

fox
07-05-2006, 17:20
Tb gostei bastante.

Tá light q.b. para uma primeira tentativa. Espero mt sinceramente k a iniciativa se mantenha e para tal acho imperativo que a baseline de users activos aumente. Nesse sentido, o podcast é de facto um serviço k poderá influenciar nisso mm.

Voltando à vaca fria... como aumentar o número de users activos?
Não vou ensinar nada a ninguém, mas só kero espicaçar o ppl para ver se têm mais ideias como o sandro.
Bem a publicidade é sobretudo o primeiro ponto a considerar. Fazer pub sp k seja possivel e "mandar" o ppl colocar cá dúvidas ou um qualquer inquérito sobre uma ou outra peça de hardware. I.e., quando alguém vem ao msn vos perguntar sobre tal placa ou tal mobo, mandem o utente vir colocar no forum. Não só o manterá a voltar para ver o k o resto do ppl disse, como também despertará a sua curiosidade para o resto do forum! Resulta, acreditem!
Outro tipo de publicidade é utilizarem um banner ou uma sig kkr k faça pub do site noutras comunidades k frequentem. Eu tenho uma sig da madtech na playonteam (sou admin).
O outro problema a superar é fazer com k os visitantes voltem para mais. Para isso há k lutar em duas frentes, pois são 2 aspectos diferentes: na homepage e no forum. Acho k a homepage vai no bom caminho, pois lentamente estamos a formar serviços e a colocar o k de mais interessamos vamos achando pela net. No forum... acho k a coisa tá má, justamente no sentido em que não há baseline suficiente para manter o interesse! Resolução? O que os admins têm vindo a tentar, mas k a meu ver, tem falhado: concursos e afins!

Voltando ao podcast. Seria de facto mt bom ter vário pessoal a falar, ou como já se vê mt, conversas sobre um assunto. Não sei até k ponto poderia contribuir oralmente, mas era uma kestão de me testar e de me testarem.
Outra ideia era dar um ideia geral dos tópicos mais kentes do forum.

E era isso k keria dizer... quantidade sem qualidade não agrada a ninguém. Mas já qualidade não nos falta, vamos pensar na quantidade!

PS:"PhysX" lê-se "fisics". :P

sandro
07-05-2006, 21:43
Boas

Obrigado pelo feedback e pela colocação do podcast no site principal, sinceramente não esperava uma reacção do género!

Todavia, este primeiro podcast foi apenas uma brincadeira, apenas falar ao mesmo tempo que se visitava os sites pelo que contém imensos erros (obrigado fox pela correcção do "fisX" (lol)), tanto no português como na própria narração, algumas palavras engolidas e repetidas, enfim, provam a imaturidade deste (agora oficial) novo serviço da MadTech.

Como referido, podemos melhorar bastante, a começar pela participação de outro pessoal, em especial os "experts" na matéria. É questão de combinar um sítio qualquer para gravar :)

frac
07-05-2006, 22:54
Parabéns um trabalho excelente e muito bem conseguido...5 estrelas sem duvida :bigthumb: :bananasmi

Denzil
08-05-2006, 10:30
O Messenger não permite fazer video conferencia? Podiamos fazer até uma conversa entre várias pessoas ao mesmo tempo :) Gravando a conversa num dos PC's :)

The.InVisible.GoD
09-05-2006, 02:07
Muito bom mesmo Sandro, a parte do som até é o menos...
A ideia de fazermos um podcast com várias pessoas em simultâneo, estilo debate, é também uma excelente ideia, mas não pelo messenger, pois este apenas permite uma video conferência a dois!

thehand
09-05-2006, 09:49
Esta mt fixe.... parece mesmo um gajo da radio eheheh, keep going :thumbsup: :bigthumb:

RubenFreitas
09-05-2006, 17:25
Está muito bom! :bigthumb: :thumbsup: :wink:
Pena mesmo é a qualidade de som que para mim é "rasca", mas como disseste isso é apenas um micro de um auricular de telemovel (compreende-se a qualidade de som), isso com um microfone fixe fica EXCELENTE! Keep Going pá!!!!!:bigthumb::bigthumb::bigthumb::thumbsup:

The.InVisible.GoD
09-05-2006, 21:38
Experimentem no Winamp e virão que a qualidade até nem fica muita má! ;)

Denzil
01-06-2006, 12:05
Novo podcast no site principal! :)

fox
01-06-2006, 18:56
Já ouvi. Mt bom novamente. Um pouco extenso em algumas descrições mas gostei!

Gostei tb da sms *pi pi*!

Denzil
01-06-2006, 21:40
lol também ouvi o *pi pi* :D

sandro
01-06-2006, 23:44
bah, sabia que iam pegar com isso!

BTW, este foi um bocado extenso, é a tal coisa... uma pessoa sozinha perde-se, para o próximo tem de ter entrevista, foi prometido ;)

Já agora, ng comentou.. a música de início e fim, que tal?

Denzil
02-06-2006, 09:33
A música tá mto ao estilo da rádio PEF :P

masilli
02-06-2006, 11:23
Ainda não ouvi mas deixo um reparo:

http://members.netmadeira.com/filipefreitas/podrss.png

As imagens laranja POD e RSS tão trocadas :P

Denzil
02-06-2006, 11:31
lol pois tão :\ ups :$

Edit: Já está corrigido. Adicionei tb a data do ficheiro POD para saberem qdo foi actualizado ;)