PDA

Ver Versão Completa : "Ligação sem fios" do painel de controlo não funciona

johnnny
27-07-2006, 15:08
Boas

O meu sistema operativo é o windows xp profissional e tenho um dispositivo de infravermelhos IrDA Fast.
Recentemente adquiri um telemovel com infravermelhos e tencionava passar as imagens para o pc.
No entanto, descobri que o icone "Ligação sem fios" no painel de controlo não funciona quando faço um duplo click sobre essa opção.
Nunca o havia utilizado antes e por isso pode até ter estado assim desde que comprei o pc.
O que é que posso fazer para resolver isto?

No gestor de dispositivos no sistema do painel de controlo aparece em dispositivos de infravermelhos:
- cabo série a utilizar o protocolo IrDA
- porta de infravermelhos IrDA Fast
Nas propriedades do primeiro dispositivo diz:
O Windows parou este dispositivo uma vez que foram reportados problemas. (Código 43)
Clique em 'Resolução de problemas' para iniciar a resolução de problemas para este dispositivo.
estão aqui mais alguns dados nas propriedades do mesmo:
Tipo: Dispositivos de infravermelhos
Fabricante: (Porta de infravermelhos padrão)
Nas propriedades do segundo diz que o dispositivo está a funcionar correctamente.

Se alguem souber uma forma rápida e simples de reinstalar a opção "ligação sem fios" do painel de controlo, creio que poderá ser uma boa solução, mas a verdade é que não tenho a certeza.

Agradeço a vossa ajuda
Obrigado

Denzil
27-07-2006, 16:57
Hum... qual é o dispositivo IrDA ? (Marca e especificações)

- Já verificou se tem os drivers mais recentes instalados? Normalmente os dispositivos Bluetooth e IrDA só devem ser ligados uma vez os drivers estejam instalados.

- Experimente tentar enviar um ficheiro do telemovel para o PC a ver se a ligação fica activa na tentativa de comunicação (já me aconteceu isto com Bluetooth).

johnnny
28-07-2006, 02:23
Hum... qual é o dispositivo IrDA ? (Marca e especificações)

Nas propriedades do dispositivo diz isto:

Porta de infravermelhos IrDA Fast
Tipo: Dispositivos de infravermelhos
Fabricante: National Semiconductor

E na parte do controlador diz:

Fornecedor do Controlador: National Semiconductor
Data do Controlador: 17-03-2001
Versão do Controlador: 1.0.0.0
Assinante Digital: Microsoft Windows Publisher

- Já verificou se tem os drivers mais recentes instalados? Normalmente os dispositivos Bluetooth e IrDA só devem ser ligados uma vez os drivers estejam instalados.

Ainda não verifiquei se tenho os drivers mais recentes instalados. Qual é a melhor maneira de verificar isso?

- Experimente tentar enviar um ficheiro do telemovel para o PC a ver se a ligação fica activa na tentativa de comunicação (já me aconteceu isto com Bluetooth).

tento enviar um ficheiro do telemovel para o pc e o telemovel diz ser impossivel ligar. Embora isto possa indicar um possivel problema de hardware, gostaria primeiro de tentar fazer um despiste dos possiveis problemas de software.
De qualquer forma, mesmo que não tivesse dispositivo de infravermelhos, não deveriam aparecer as propriedades quando clico na opção "ligação sem fios"? É que nada acontece quando lá clico...

Denzil
28-07-2006, 09:39
Normalmente a ligação sem fios é associada aos bluetooth e wifi... não sei bem como é processado em relação aos IrDA...

Fiz uma busca no google e encontrei esta página... poderá experimentar fazer o que eles dizem:

http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb%3Bes%3B891996

Se calhar é como eles dizem, por ser um telemovel, o windows não está a reconhecer o transmissor :)

Espero ter ajudado!

sandro
28-07-2006, 10:11
Boas

Qual a marca e modelo do portatil? O meu (Siemens) precisou de uma ida ao site e download de um programa de correcção por causa do mesmo problema (que ainda hj, às vezes, continua).

Uma recomendação: se o telemovel é apenas irda, tudo bem.. Mas se este tiver radio bluetooth, recomendo comprares um dongle, compra-se por menos de 20€ hoje em dia e vale imenso a pena!

johnnny
28-07-2006, 12:24
Antes de mais, obrigado pelo feedback. Tudo ajuda quando se está a tentar resolver um problema.

Estive a ler a página nesse link e embora lá dissesse que se aplicava ao Microsoft Windows Server 2003, Standard Edition, resolvi experimentar. Tentei mudar o value para todas as outras opções que lá estavam, tentando em seguida enviar novamente um ficheiro, e nenhuma opção deu resultados.

O meu portátil é um Clasus X-Trategy C-100.
Obrigado pela sugestão do bluetooth. Será sem duvida a solução se não conseguir utilizar o infravermelho.

Volto a perguntar isto por achar que pode ser pertinente: a opção "Ligação sem fios" não deveria abrir independentemente até de eu ter infravermelhos ou não?

Denzil
28-07-2006, 13:11
Se carregar com o botão direito do rato na "ligação sem fios" e propriedades aparece alguma coisa?

johnnny
28-07-2006, 13:37
Carregando com o botão direito aparecem duas opções: "Abrir" a negrito, e "Criar Atalho".
Escolhendo "Abrir" nada acontece...

Denzil
28-07-2006, 14:50
Isso é meio esquesito... deveriam aparecer o respectivo painel de configuração da ligação... tem direitos de administrador? Normalmente essas opções não podem ser configuradas pelo utilizador comum... no entanto, acho que mesmo assim apareceria qualquer coisa...

johnnny
28-07-2006, 15:04
Eu também estou a achar bastante esquisito. Tenho direitos de administrador neste portatil, que aliás só é utilizado por mim, e posso aceder e alterar as propriedades de todas as outras opções do painel de controlo.

O que terá acontecido com esta opção? Posso reinstalá-la singularmente?

Denzil
28-07-2006, 15:41
Encontrei esta página da Microsoft, entre XP e IrDA... pode começar por aqui :)

http://www.microsoft.com/whdc/device/network/infrared/WinXP-IrDa.mspx

Plan to configure infrared devices for communication with systems running Windows XP, as follows:
•Mobile phone manufacturers: Do not have IrCOMM-capable cell phones initiate the IrCOMM connections. End-users will use the built-in capabilities in Windows XP to initiate IrCOMM connections.

Ou seja, tem de ser o windows a iniciar a ligação e não ao contrário.

Acho q tem de definir uma nova ligação de rede:

http://support.microsoft.com/kb/313422/en-us/

Aqui tem toda a documentação em relação ao IrDA no Windows XP:
http://www.microsoft.com/resources/documentation/windows/xp/all/proddocs/en-us/sag_irdaconcepts_102.mspx?mfr=true

Segundo averiguei, tem de criar uma ligação de rede no Windows, e supostamente, quando alinhar o telemovel e o pc, deverá aparecer uma indicação na barra de ferramentas que a ligação IrDA foi inicializada :)

Em relação á ligação sem fios, penso que não é por causa disso que a ligação IrDA não funciona :) Se não estou em erro, a "ligação sem fios" deverá ser uma configuração do IrDA que tentou efectuar e não correu da melhor forma :)

johnnny
28-07-2006, 16:04
Obrigado pela resposta. Há muito aí que eu vou tentar fazer e verificar.
Mas em relação à opção "ligação sem fios", eu não fiz nada que a pudesse ter desconfigurado e creio que é uma opção standard em qualquer painel de controlo, que já vem com a instalação do windows.
A ideia que eu tinha era que exactamente porque tem que ser o windows a iniciar a ligação por infravermelhos, era essencial utilizar essa opção que não funciona no meu computador.

Denzil
28-07-2006, 16:25
Não, a "ligação sem fios" só aparece se existir uma placa wifi... que deve ser o caso para esse portátil. O que não está configurado nesse caso (ligação sem fios) é mesmo a wifi, e julgo que não tem nada a haver com o problema em questão :)

johnnny
28-07-2006, 17:20
mas quando passo com o rato por cima da opção "ligação sem fios", a caixa de ajuda que surge define essa opção com o seguinte texto:
"Configura transferência de ficheiros, transferência de imagens e definições de hardware de infravermelhos"

E acho que nalgumas das páginas que já li sobre a configuração dos infravermelhos, falam na utilização dessa opção.

Estes problemas com infravermelhos parecem não ser de resolução fácil, mas do que tenho lido parece que talvez o problema tenha surgido quando eu tentei enviar a 1ª vez uma imagem para o computador, porque surgiu o balão a indicar que encontrou o telemovel e cliquei nele pensando que se seguiria alguma instalação normal de configuração, mas nada mais aconteceu. Desde essa 1ª vez, o computador deixou de reagir à tentativa de envio.
Se for isto, como é que agora faço para repetir essa operação, que pelos vistos correu mal?