Ver Versão Completa : RAID 0 - Windows 7
Boas!
Quero fazer RAID 0 com 2 discos Raptor-X 150Gb, numa motherboard Gigabyte P35-DQ6, para instalar o Windows 7 RC, mas preciso de "guidance" :rolleyes: ... e aviso desde já que muitas das questões vão soar a "noobice" :icon16: ... por isso, riam à vontade!
- A ligação RAID é feita somente na Bios, não preciso conectar mais nada fisicamente entre os 2 discos, pois não? (se parecer estranha, depois posso explicar o porquê da pergunta)
Puxei drivers SATA-RAID do site da MB, mas tinha lá 2: uns Gigabyte e uns Intel.
- Quais devo usar?
- Preciso usar mesmo esses drivers, ou já tem incluidos no DVD do windows 7?
- Supostamente depois de feito o RAID0 com os 2 discos correctamente, fico com 1 disco e 1 partição, ou 1 disco com 2 partições? (li isto algures na net)
- Após o carregamento dos drivers, a instalação corre normalmente, certo?
Se me estiver a esquecer de alguma coisa, deixem aí um "lembrete" sff ;)
Exc4libur
14-05-2009, 22:55
Vou-te responder segundo o que sei não tendo total certeza se estará completamente correcto..
A ligação RAID é feita somente na BIOS.. Não tens que ligar nada fisicamente.. O RAID é feito antes da instalação do Sistema Operativo..
Os drivers RAID não vêm incluídos no Sistema Operativo, a não ser que faças nlite, vlite e wvtr.. Quanto à questão de quais os drivers devas usar, não sei te responder..
Depois de o RAID estar instalado, ficas com a opção de unicamente um disco, podendo depois criar partições entre os mesmos.
E sim, depois de o RAID estar instalado, a instalação corre normalmente.. :)
edit: Tens aqui um tutorial que te pode ser útil. http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1296/3
born2hack
14-05-2009, 23:10
Quase de certeza que o seven ja vai detectar o raid. Caso nao detecte, basta os teres numa pen. O seven (ou o vista) nao e o xp que era preciso disquetes com drivers ou nlites.
Já tive uma board dessas :biggrin:
- A primeira coisa a fazer é entrares na bios e activar o raid, se não me engano está na segunda opção de cima para baixo do lado esquerdo.Encontras IDE,AHCI e RAID,escolhes RAID.
- Depois gravas as opções na bios e deixas fazer boot novamente.Após aparecer a imagem da Gigabyte começa a parte em que a board carrega a raid e nesse mesmo momento carregas ctrl+I, assim ele entra nas opções da controladora para poderes criar.
- Dentro controladora escolhes create volume, e strip(128kb).Assim cria-te um unico disco.Depois é só saires que já tens a raid criada.
- Depois colocas o DVD do windows 7, para formatares porque os drivers raid são carregados automaticamente,apenas necessitas de criar primeiro para o Xp.
- Depois de acabares a instalação, instalas os drivers mais recentes da controladora, site da intel,escolhes o chipset e fazes download do ficheiro intel matrix storage manager, instalas e assim ficas com os drivers mais recentes.
- Não deves encontrar drivers para o Windows 7, usas do Vista que funcionam.
Penso que explequei em demasia :thumbsup:
Já tive uma board dessas :biggrin:
- A primeira coisa a fazer é entrares na bios e activar o raid, se não me engano está na segunda opção de cima para baixo do lado esquerdo.Encontras IDE,AHCI e RAID,escolhes RAID.
- Depois gravas as opções na bios e deixas fazer boot novamente.Após aparecer a imagem da Gigabyte começa a parte em que a board carrega a raid e nesse mesmo momento carregas ctrl+I, assim ele entra nas opções da controladora para poderes criar.
- Dentro controladora escolhes create volume, e strip(128kb).Assim cria-te um unico disco.Depois é só saires que já tens a raid criada.
- Depois colocas o DVD do windows 7, para formatares porque os drivers raid são carregados automaticamente,apenas necessitas de criar primeiro para o Xp.
- Depois de acabares a instalação, instalas os drivers mais recentes da controladora, site da intel,escolhes o chipset e fazes download do ficheiro intel matrix storage manager, instalas e assim ficas com os drivers mais recentes.
- Não deves encontrar drivers para o Windows 7, usas do Vista que funcionam.
Penso que explequei em demasia :thumbsup:
Mas assim é que eu gosto :icon16:
Obrigado pelas dicas pessoal... penso que já tenho com que me entreter no fim-de-semana! :thumbsup:
Não estou a conseguir instalar o windows.
Segui os passos para criar a Raid e correu tudo bem. Mas chego à parte para escolher em qual disco vou instalar o sistema operativo e não passo daí. Crio uma nova partição e formato o disco "novo" (raid), clico "next" e recebo o erro:
"Setup was unable to create a new system partition or locate an existing system partition. See the Setup log files for more information."
Tenho a opção "Load drivers", mas pelo dvd do windows 7 não encontra nenhuns, e os que puxei do site da gigabyte não fazem diferença :rolleyes:
O que posso estar a fazer mal?
UPDATE
Bem... já está instalado! :icon16:
Depois de ler isto (http://social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/w7itproinstall/thread/82db9cfe-2ab3-4def-8cb6-ce015f82343b) pensei que não ia mesmo conseguir. Parece que a RC do Win7 tem problemas com Raids.
Mas não desisti... Reiniciei o pc, voltei à Bios, fui a "Hard Disk Boot Priority" e coloquei o disco RAID em 1º lugar (tava em 2º). Depois disso a instalação do Windows 7 correu sem problemas, e já está ali pronto a usar :P
UPDATE
Bem... já está instalado! :icon16:
Depois de ler isto (http://social.technet.microsoft.com/Forums/en-US/w7itproinstall/thread/82db9cfe-2ab3-4def-8cb6-ce015f82343b) pensei que não ia mesmo conseguir. Parece que a RC do Win7 tem problemas com Raids.
Mas não desisti... Reiniciei o pc, voltei à Bios, fui a "Hard Disk Boot Priority" e coloquei o disco RAID em 1º lugar (tava em 2º). Depois disso a instalação do Windows 7 correu sem problemas, e já está ali pronto a usar :P
Nem deste tempo para que nós ajudassemos :P
Já estava a desesperar há perto de 1h quando escrevi o post... depois passei pela Bios só para ver se podia fazer mais qualquer coisa... e não é que resultou!! :icon16:
Já estava a desesperar há perto de 1h quando escrevi o post... depois passei pela Bios só para ver se podia fazer mais qualquer coisa... e não é que resultou!! :icon16:
pois as vezes é com cada cena.. eu qdo era pra instalar xp com raid0 tinha q ser com drivers do cd da board, na primeira vez fui buscar uns mais recentes do site da board e nao dava.. as vezes sao pequenas coisas q poem um gajo a moer a cabeça:biggrin:
Com o 7 nao tive prob nenhum.
The.InVisible.GoD
17-05-2009, 21:08
Isso não acontece só com 7, no Vista é a mesma coisa, no entanto parece-me que o problema está mais na BIOS do que propriamente no SO...
No meu caso nem meter o RAID como 1º dispositivo era suficiente, a solução que encontrei foi mesmo desligar todos os discos à excepção do RAID, só assim não me dava esse erro na instalação!
Eu no meu raid, com o vista 64 que tenho passado uns dias o SO vai a vida... começa a dar uns erros estranhos em relação ao raid... deve de ser falta de actualizar os drivers :whistle: com o Win 7 (o primeiro beta) não tive problemas nenhuns no que toca ao raid...
Mas tive pouco tempo com estas experiências... acabei voltando ao grande XP :banana:
cumps
Tentei instalar o "intel matrix storage manager" mas diz que o driver que eu tenho é mais recente que o do instalador.
Não preciso instalar, pois não? O programa traz só drivers ou faz mais alguma coisa? :rolleyes:
Tentei instalar o "intel matrix storage manager" mas diz que o driver que eu tenho é mais recente que o do instalador.
Não preciso instalar, pois não? O programa traz só drivers ou faz mais alguma coisa? :rolleyes:
Basicamente é só drivers, mas é estranho já estar instalado o mais recente. Vê se a versão é a mesma :thumbsup:
O Windows 7 supostamente dará acesso a drivers mais recentes do que o disponibilizado nos sites. Se está tudo a funcionar, não mexas!
A versão que tenho é mesmo mais recente e para já está tudo a funcionar direito :biggrin:
Tenho em raid0 ASUS A8N-SLI PREMIUM silicon image 3114R, nem com os drivers do windows vista se reconhece o raid no windows 7. :(
Olá a todos, sou novo aqui e tenho algumas questões sobre RAID 0
Tenho uma Gigabyte X58 Extreme e o windows 7 e pretendo montar um RAID 0, no site da MB fala que se usar as portas GSATA nao tem a necessidade de drive 'e verdade?
Olá a todos, sou novo aqui e tenho algumas questões sobre RAID 0
Tenho uma Gigabyte X58 Extreme e o windows 7 e pretendo montar um RAID 0, no site da MB fala que se usar as portas GSATA nao tem a necessidade de drive 'e verdade?
Antes de mais, bem vindo á MadTech :)
Provavelmente o Windows 7 já vem com os drivers embutidos. A board como tem chipset da Intel, é quase de certeza 100% suportada pela Microsoft (lembra-te que são unha e carne as empresas).
I have my eSATA ports connected to the white connectors which are run by the JMicron/Gigabyte controller, so I needed to install the drivers. If you connect the eSATA ports through the blue connecters controlled by Intel's ICH10 chip, then the drivers come with the operating system.
Liga os discos nas portas azuis e não deverás precisar de drivers.
Olá
Na verdade todo material que li até agora fala justamente o contrario, explicam para ligar nas portas brancas (GSATA) pois essa nova placa ja vem com tudo preparado para que não seja necessario o uso do drive. Mas se usar nas portas SATA comum terei de instalar os drivers.
Olá
Na verdade todo material que li até agora fala justamente o contrario, explicam para ligar nas portas brancas (GSATA) pois essa nova placa ja vem com tudo preparado para que não seja necessario o uso do drive. Mas se usar nas portas SATA comum terei de instalar os drivers.
Bem, pela via das dúvidas, nada como experimentar :)
Depois diz-nos como é que foi com o Windows 7. Vem aí um bom SO :D
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.