PDA

Ver Versão Completa : "Battlefield 2142" promete acção mas não se livra da polémica

thehand
20-10-2006, 11:40
O novo FPS futurista "Battlefield 2142" é aguardado por milhares de fãs. Fica a conhecer os aspectos bons e negativos deste novo videojogo.

Para felicidade de milhares de videojogadores, vem aí o novo "Battlefield 2142", sucessor do galardoado "Battlefield 2". Como seria de imaginar, a expectativa dos fãs é grande, assim como foi (e ainda é) a pressão sobre a editora do jogo, a Electronic Arts.

Contudo, se este novo título vinha carregadinho de promessas de muita acção, acontece que já não se livra da polémica... uma controvérsia que poderá até não afectar tanto a comunidade de fãs de "Battlefield", nem tão pouco as vendas, mas que deve lançar um debate generalizado em torno da devassa da privacidade dos computadores pessoais. Passo a explicar. Segundo a conceituada revista "Computer Gaming World", que já possui uma cópia do jogo, "Battlefield 2142" contém "software" que observa o endereço IP do computador e outros dados anónimos ("advertising data").

E para quê? Ao que parece, para que sejam carregados temporariamente para o teu PC, nos locais "destinados" à publicidade, vários anúncios ou objectos que podem mudar de localização durante o jogo.

De acordo com esta publicação especializada - que cita uma informação oficial que acompanhava o jogo - nenhuma informação pessoal será transmitida. Mas não será que é legítimo levantar a questão: podem ou não os videojogadores começar a sentir que estão a perder o controlo de quem acede aos seus PCs, à semelhança de um qualquer "Big Brother"... A questão é pertinente (e até pode acabar nos tribunais) mas ao menos uma coisa é certa: a produtora do jogo foi frontal ao revelar este "detalhe". Mas será que outros fabricantes de jogos o são? Fica a dúvida.

Em todo o caso, este "Battlefield 2142" coloca os jogadores num campo de batalha futurístico, abandonando assim os cenários tradicionais de guerra colocados em foco nos anteriores "Battlefield".

A narrativa centra-se no ano de 2142 e o jogo coloca-te numa nova era glaciar que pôs a população mundial em pânico. A guerra foca-se na luta pelo espaço sem gelo existente (será um "Waterworld" revisitado?), remetendo duas facções para o seu controlo, nomeadamente a União Europeia e a coligação Pan-asiática a combaterem pelo domínio total do planeta.

Altamente equipadas e armadas até aos dentes, estas duas forças bélicas recorrem a um arsenal tecnológico para ditar a supremacia no planeta. Algumas das novas armas de combate que vão estar à tua disposição passam pelas minas de perseguição de inimigos ou carabinas alta potência. Contudo, ao contrário do que se poderia pensar, as armas não serão futuristas nem terão raio-lasers, protões e coisas do género. Serão apenas versões avançadas das armas actuais, com algumas variações tecnológicas interessantes.

Obviamente, os veículos vão desempenhar um papel vital nos combates, à semelhança do que já acontecia nos anteriores "Battlefield". Destaque para os imponentes "Mechs" que vão dar espectáculo em confrontos directos com os adversários.

De resto, terás à tua disposição um vasto leque de viaturas terrestres e aéreas. Em termos de multijogador, este novo "Battlefield" terá capacidade para um total de 64 jogadores no mesmo mapa, com cada um a subir de posto conforme a prestação. Ou seja, vencer o adversário dará direito a medalhas e as promoções.

Em termos gráficos, e tendo por base a demonstração do jogo, disponível para descarregamento, por exemplo, em http://www.gamershell.com/download_15855.shtml, podemos afirmar que o motor de jogo é o mesmo das versões anteriores - com algumas inovações em termos de luz e texturas - mas que não surpreende, deixando apenas aquela sensação de "dejá vu".

Em termos de jogabilidade, nada de novo, o que é bom e mau. Por um lado, em equipa que ganha não se mexe, mas por outro, alguns jogadores poderiam estar à espera de maiores inovações. Já o som e a música são do melhor, conferindo profundidade e densidade ao jogo.

Em termos de novidades, este jogo apresenta um novo modo, chamado "Titan", no qual terás de destruir o dito "Titan" dos teus adversários, mas para o efeito terás de te apoderar dos silos de mísseis, e daí atacar o escudo inimigo. Uma vez destruído este campo de energia, os teus soldados vão ter que entrar de assalto e danificar o seu núcleo do reactor. Depois disso é dar de "frosques"...

Uma outra novidade curiosa é a existência de chapas de identificação ("dogtags"), que poderás roubar aos soldados que destruas em combate, ganhando assim mais prestígio e pontos nas estatísticas.

Haverá igualmente "career points", "field upgrades" e "leader boards" que terão origem na ajuda prestada aos colegas e nos feitos alcançados em batalha.

Outra nova ideia presente neste jogo é uma técnica chamada de cooperação automática no campo de batalha, um conceito designado por "network battlefield", ou seja, toda a informação visível a cada membro da equipa estará disponível para os outros por um "interface" simples e intuitivo.

Obviamente que o jogo terá outros pontos de interesse e alguns aspectos menos positivos, mas os restantes pormenores deixo para que tu os descubras. Não podemos contar tudo, não é verdade! Mas nunca te esqueças, se gostas, compra o jogo. De salientar que o PC não será o único a receber "Battlefield 2142", já que as consolas terão direito a versões distintas mas sobre isso falaremos em edições futuras do EXTRA.

In : Diario de Noticias

masilli
20-10-2006, 12:23
Em relação à publicidade, por enquanto não tenho nada a dizer, ainda não me fizeram mal :rolleyes: ... mas já joguei a DEMO e curti mesmo bué! :bigthumb: :rofl:

Aqueles "mechs" são bem fixes... mas tenho de praticar mais a minha condução terrestre e aérea... já que os veículos nas minhas mãos duram muito pouco! :P

frac
20-10-2006, 12:58
Depois de ter visto o video até fiquem muito interessado, acho que será um jogo que valerá a pena...

fox
20-10-2006, 15:04
Eu acho é k o jogo devia ter sido lançado como uma expansão e não como um jogo a 50€! Acho um abuso... mas enfim.

Quanto ao jogo propriamente dito, acho k prefiro experar até sair o quake wars, pk talvez seja mais o meu estilo - mais rápido!