PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre emuladores

Paradox000
03-07-2009, 12:41
Olá,

Gostaria que me esclarecessem uma coisa: Emuladores como da PSX e VisualBoy Advance (GBA) para PC, podem causar danos ao PC?

uma pequena dúvida :)

Denzil
03-07-2009, 14:10
Resposta rápida: não :)

Resposta mais longa: não, desde que o emulador que instales seja legítimo e não venha com trojan's atrás. Normalmente é mais os sites de ROM's que os possuem do que os emuladores em si. Tenha cuidado com isso e não deverá ter algum problema quanto a emuladores.

Já agora, costumo jogar de vez em quando Genesis (velhinha MegaDrive :D).

Alexandre
03-07-2009, 18:12
Resposta rápida: não :)

Resposta mais longa: não, desde que o emulador que instales seja legítimo e não venha com trojan's atrás. Normalmente é mais os sites de ROM's que os possuem do que os emuladores em si. Tenha cuidado com isso e não deverá ter algum problema quanto a emuladores.

Exactamente o emulador em si não provoca nenhum problema, cuidado é com os ROM's.

Paradox000
04-07-2009, 22:47
Obrigado pela info.

Sempre que tiro qq coisa de ROM's e tal, faço sempre um scan - Kaspersky 2009 anti-virus - e nunca detectou nada, até hoje...

CrAzY
04-07-2009, 22:58

Me 2 ... pensava k já ninguem jogava isso :)

Denzil
05-07-2009, 09:52
Me 2 ... pensava k já ninguem jogava isso :)
Ahhh bons velhos tempos!

Alexandre
05-07-2009, 14:33
Mas é claro que ainda jogamos, só na LAN Party da Camacha, estive a jogar Metal Slug, Super Mario, etc.. jogos desses nunca caem no esquecimento! :cheers:

Denzil
05-07-2009, 18:25
As consolas podem já nem se fazer nem funcionar, mas os jogos ficaram para sempre :)

Alexandre
05-07-2009, 18:31
Pergunto-me é, até que ponto utilizar ROM'S é legal?

Denzil
05-07-2009, 20:49
Ainda bem que mencionaste isso. Tal como tu, também perguntava-me até que ponto seria legal.

Segundo os fabricantes, são ilegais. Mas considerando que eles já nem os fabricam e sinceramente já são muito poucas as consolas que se encontram operacionais hoje em dia, acho tudo isso uma grande treta.

Segundo os sites que possuem as ROM's em si, eles dizem que desde que tenhas o original, podes usufruir das ROM's, uma vez que estás a preservar os jogos em si, utilizando uma cópia de segurança para o efeito.

A verdade é que grande parte das ROM's são distribuidas free. Ilegal é fazer negócio com eles, de forma ilícita.

fox
06-07-2009, 12:05
Não! Usá-los sem teres o original é ilegal! Agora se vais ter problemas ou não, isso já é outra conversa!

Denzil
06-07-2009, 13:41
Não! Usá-los sem teres o original é ilegal! Agora se vais ter problemas ou não, isso já é outra conversa!
Não disse o contrário :) Desde que tenhas o original, podes usufruir das ROM's.

fox
06-07-2009, 14:18
Então refaz a última frase do teu post :)

Raicuparta
28-07-2009, 21:53
Muita gente diz que os emuladores são legais mas que os roms são ilegais, mas não é assim tão simples. Os roms são ilegais até esses jogos passarem a ser abandonware/freeware/etc. por isso podem perfeitamente haver roms de jogos originais legais para download. Com os emuladores, nem todos são legais, pois muitos usam a BIOS da consola original quando esta ainda é propriedade dos respectivos criadores, e nesses casos é legal, mas muitas vezes, por exemplo, no emulador de PS2, PCSX2, nós é que temos de ir á nossa PS2 e fazer dump da BIOS e usá-la com o emulador, e aí o emulador deve ser legal.

Paradox000
11-09-2009, 15:36
Ok já fiquei esclarecido. Obrigado :)