Ver Versão Completa : partilhar uma pasta no linux
deathrunner
19-11-2006, 22:34
Pessoal ontem ouvi um colega a dizer k conseguia partilhar uma pasta num computador onde tem 2 users linux. Keria saber como s faz..
Ele falou em montar essas pastas..
Alguem pode ajudar sff?
ps.: kernel -> "bash"
Diz-me uma coisa, queres partilhar essa pasta com utilizadores do Windows, ou é para ser acedida por utlizadores linux?
Se for por utilizadores Windows, terás de instalar o Samba para poderes fazer a partilha das pastas.
$ smb --help
Se é entre utilizadores linux, podes utilizar o NFS (não, não é o Need 4 Speed...) para configurar a partilha das pastas :)
$ nfs --help
born2hack
19-11-2006, 23:41
E k tal simplificar?
chmod 770 xxxxx, onde xxxxx é a pasta. Depois os dois users so precisam de estar no mesmo grupo. Muito mais simples.
deathrunner
20-11-2006, 09:21
Não será a solução..
ESQUEMA:
- user1 /home/user1/Desktop/CONTAS
- user2 /home/user2/Desktop/FACTURAS
Quero que os ficheiros que estão na pasta contas do user1 apareçam na pasta facturas do user2, podendo este modificar e adicionar ficheiros a pasta, etc.
Se CONTAS tem o ficheiro: mes_dezembro.txt, então FACTURAS também tem que ter o ficheiro: mes_dezembro.txt.
Penso que a unica maneira será usando a montagem, mas a minha dúvida é que eu monto, mas depois ao reiniciar a makina desaparece a montagem. =/ Tenho k arranjar maneira de gravar kk coisa no fstab, para arrancar reconhecendo essa montagem e nao apagando.
http://www.livecd.hu/files/livecd.hu/images/Suse-logo.jpg
born2hack
20-11-2006, 10:28
Bom, para o caso de quereres um unico directorio fisico, com o mesmo conteudo, mas nomes diferentes em cada conta:
mkdir /home/share/negocio -> isto cria o directorio fisico
NA CONTA DO USER1
ln -s ~/CONTAS /home/share/negocio -> isto cria um link virtual para o directorio fisico
NA CONTA DO USER2
ln -s ~/FACTURAS /home/share/negocio -> isto cria um link virtual para o directorio fisico
Caso o conteudo seja diferente (i.e., o conteudo de CONTAS deve aparecer em facturas mas nao o contrario)
NA CONTA DO USER1
mkdir ~/CONTAS
NA CONTA DO USER2
ln -s ~/FACTURAS/contas /home/user1/CONTAS
PS1: Os directorios "fisicos" devem ter permissoes de leitura/escrita para ambos os users
PS2: Os argumentos do ln podem estar ao contrario (i.e., ln -s camanho_link nome_do_link). Eu faço sempre confusao com este comando :P
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.