PDA

Ver Versão Completa : Lá foi o PC

guilhermegrg
27-01-2007, 13:05
Boas....aqui vai uma trágica história de drama e terror com suspense à mistura...

Deixei o meu pc como de costume a puxar torrents pela noite fora, tal como faço à já vários mesitos...Quando de manhã vou lá ver os torrents puxados e ligo o monitor .....népia o.^
Black screen com uns pixeis coloridos em cima.... :wtf:
Faço reset...faz o post e crasha....maauuuuuu...:naaoo:

Depois noto que o pc tá muuuito silencioso.... o.^ Vejo melhor e a fan do CPU tá parada.... :shock: ***XXXXX....desligo aquela cena, re vejo os conectores...ligo outra vez..começa parada e depois a fan liga...tá melhor...
Post ... e.... black screen with colored pixels - um BSCP em vez de um BSOD...

Lá fui retirando hardware e testando, com ajuda no testing ali do born2hack e tenho como conclusão:

A fan da zalman com regulador parou - n sei se foi do regulador se foi da MB. :nsei:

Todo o resto do hardware safou-se, excepto:

Um dimm de memória corsair de 1 gb foi à vida...menos 100 e tal euros....

A MB e o CPU ainda n funcionam...fazem post, tentam entrar no windows...pumba, crasham com BSOD. Isto tb acontece se faço boot a partir do cd do windows..ele carrega os drivers e BSOD...já testei até com outros DIMMs, em todos os slots de memória, sem mais nada de especial ligado..sempre a mesma tanga...Coisa engraçada é que testei com uma versão live do MEPIS linux eo gajo funcionou na boa...vá-se lá saber....

Ou seja, tenho CPU e/ou a MB estoirada....O que no pior dos casos me garante uma perca total de 50 - 70 cts de material... :banghead:

Como resultado meti o material à venda e tou a aproveitar para limpar tb o material mais antigo que anda aqui por casa.

Tenho a ideia que o prob será mm a MB, mas só mesmo testando com outro CPU - e quem garante que o cpu de teste sobrevive à experiência ?

Com este situação as possibilidades são retornar a MB à pixmania - volta pra frança - como ainda está na garantia e ver o que eles dizem. O resultado é eu pagar os portes, e o processo levar uns meses e mm assim n sei.

Se alguém tivesse uma MB socket 939 que pudesse testar o cpu ou um cpu 939 baratucho para testar a Mb....Mas é arriscado né... :confused:

Que acham que devo fazer para determinar mesmo o que é que está estoirado ? Só a MB foram 170 e tal euros - Asus A8N-SLI...O CPU foram 130....Tudo material novo, menos de um ano....

Thnks pela atenção...

Denzil
27-01-2007, 13:37
Post ... e.... black screen with colored pixels - um BSCP em vez de um BSOD...

Isso normalmente acontece qdo existem problemas na gráfica... verifica se a fan da gráfica também está a funcionar. Experimenta a VGA noutro pc.

A fan da zalman com regulador parou - n sei se foi do regulador se foi da MB. :nsei:

As fans com reguladores normalmente devem ser evitadas, pois os potenciómetros avariam-se... se esta liga-se passado um tempo, poderás a ter problemas com o potenciómetro da fan. Experimenta ligar a fan directamente á motherboard ou então a um controlador de fan (retira o potenciómetro da fan a fim desta estar a funcionar a 100%).

Há motherboards que só ligam a fan do cpu qdo este atinge uma certa temperatura, deverás desactivar essa opção na BIOS, caso exista.

Um dimm de memória corsair de 1 gb foi à vida...menos 100 e tal euros....

Poderá ser problema da motherboard em si, experimenta a memória noutro pc.

A MB e o CPU ainda n funcionam...fazem post, tentam entrar no windows...pumba, crasham com BSOD. Isto tb acontece se faço boot a partir do cd do windows..ele carrega os drivers e BSOD...já testei até com outros DIMMs, em todos os slots de memória, sem mais nada de especial ligado..sempre a mesma tanga...Coisa engraçada é que testei com uma versão live do MEPIS linux eo gajo funcionou na boa...vá-se lá saber....

Hum... ou seja está relacionado com algum driver que o Windows carrega e no Linux não. Ou seja, definitivamente tens algum problema ou na mobo (penso que mais depressa da mobo, uma vez que tás a ter problemas com a vga e memórias) ou na vga. Se o problema fosse do CPU nem fazias post!

Como resultado meti o material à venda e tou a aproveitar para limpar tb o material mais antigo que anda aqui por casa.

Tenho a ideia que o prob será mm a MB, mas só mesmo testando com outro CPU - e quem garante que o cpu de teste sobrevive à experiência ?

Como já disse em cima, o problema está certamente na motherboard. Digo isto porquê? Normalmente uma motherboard com problemas, esses problemas reflectem-se nas memórias e VGA, e se a fan do cpu parou, o pc deve ter desligado ou ficado num estado em que não deixaria o CPU torrar (o que não aconteceu, senão nem ligava o pc).

Com este situação as possibilidades são retornar a MB à pixmania - volta pra frança - como ainda está na garantia e ver o que eles dizem. O resultado é eu pagar os portes, e o processo levar uns meses e mm assim n sei.

Melhor isso do que ficares sem sistema. MB skt 939 ainda existem muitas no mercado. O que podes fazer é comprares uma baratuxa para te desenrrascares enqto a outra não volta do RMA.

Thnks pela atenção...

Estamos cá para isso! :)

guilhermegrg
27-01-2007, 13:45
Thnks pela resposta rápida.

A primeira coisa k testei noutro PC foi logo a placa gráfica, foi a minha primeira suspeita, essa já sei que funciona bem.

A FAN funciona bem se ligado ao power da fan do chassis. Se ligo ao power da fan do CPU ela funciona durante o post e depois pára - pára mesmo.

Sobre a memória, testei os 2 dimm's noutro pc, um deles tá oki, o outro foi mm à vida, pq começou a dar erros semelhantes aos meus a carregar o windows.

Como disse, depois testei o cpu + Mb com um terceiro dimm de memória emprestado, que garantidamente está oki para ver o que se passava. Testei em todos os slots de memória e em todos dão os tais crashes.

Por isso deve ser do cpu e/ou mb.

Também acho que seria estranho ser do CPU e ele passar o POST, mas n tenho assim mta experiência com cpu's torrados, por isso...

Acho que posso deduzir que será da MB...Agora ver se ainda tenho a factura..senão tou mm fdd....

Denzil
27-01-2007, 13:52
Então é mesmo da motherboard :) Faz o q te recomendei, compra uma mobo para o desenrrasque enqto a nova não vem de RMA. Dps é venderes a que compraste e ainda recuperas o que gastaste nos transportes...

> ervas <
28-01-2007, 12:27
Eu não deixaria de tentar testar o CPU... a avaria pode ter tido origem na MB, fazendo a zalmman parar, ou mais provável, a avaria foi da zalmman, o que fez o CPU torrar... nesta situação, ou o sistema de protecção foi rápido o suficiente para parar o CPU mas a temperatura ainda conseguiu danificar os sensíveis circuitos da MB, ou o sistema de protecção não foi rápido o suficiente (o que não é de estranhar nos AMD) e danificou mesmo o CPU... que por sua vez também pode ter feito algo à MB (é sempre o componente mais susceptível a falhas)... mas esta lenga lenga toda só para recomendar que testes o CPU noutra board.

guilhermegrg
31-01-2007, 01:19
Boas notícias....
Um amigo meu teve um prob lá com um computaodr antigo e precisou do XP. Emprestei-lhe o mesmo cd que tinha graado e tinha tentado instalar no meu pc estoirado.
Incrivelmente no dele o XP crashava exactamente no mesmo sítio ao bootar do cd...

Éla....muita coincidência....Pedi ao born2hack o XP que ele usa e fiz umas cópias.
O meu amigo lá conseguiu instalar...E aqui finalmente já testei e o boot já passa do sítio onde crashava.

Reumindo: isto significa que a motherboard e o CPU estão oki!!! espero eu..falta-me instalar o xp completo ainda, ainda n tive tempo amanhã vou fazê-lo, mas já passou da zona onde crashava sempre!!!

O que quer dizer que o único hardware que rebentou foi o dimm de 1 gb..100 e tal euros como disse...

Lá foi o dual channel, mas pelo menos o resto aproveita-se.

Na mesma vou vender as peças....mais tarde passar para core 2 duo...

No meio deste azar, alguma boa sorte.... :cheers: