PDA

Ver Versão Completa : Temperaturas na Gráfica

sandro
07-03-2005, 21:10
Boas

Muitas vezes vejo pessoal em fóruns a falar na temperatura das placas gráficas.. Tudo ok, menos uma coisa... Onde vejo isso??

No MBM, todos os sensores activos referem-se à board, no Everest a mesma coisa, SisoftSandra mostra a do disco, mas nada de gráfica... Finalmente, no cd que acompanha a minha placa em particular, apenas vem a versão mais recente (até à data) dos drivers da nVidia e o coolbits...

Uma procura no google revela um tal de AsusProbe, mas tal é específico para placas da Asus, o que não é o caso da minha (Albatron 5200 EP)..

Any help?

thehand
07-03-2005, 21:11
nao sao todas as graficas k dao pra ver a termperatura... sao principalmente as nvidia k fazem isso e nao sao todas.... o melhor era alguem k tem uma k tenha essa opçao :bigthumb:

fox
07-03-2005, 22:32
Na ATI so a partir das 9x00XT ou seja 9800XT e 9600XT pra cima. Nas nvidia não me lembra bem quando é k elas começaram a vir com sensores, mas tenho a impressão k foi nas 5900. Alguem k confirme sff.

sandro
07-03-2005, 22:38
Ummm... Fox, acho que depende do fabricante... :confused:

Tive uma MSI 5200 (que foi para o galheiro, OC mal feito) que tinha um programa que indicava a temperatura... Infelizmente, nem me lembro do nome do programa (acho que era proprietário da MSI), nem tenho o cd da placa para confirmar... :(

[EDIT]
Fica o link (http://msicomputer.co.uk/Products.aspx?product_id=703442&cat_id=78) para a tal gráfica... Não consigo abrir o link do software para ver.. :comprage1

The.InVisible.GoD
08-03-2005, 02:21
Pelo menos no caso das ATI o fox tem razão, independentemente do fabricante!
No caso das nVidia é que já não sei ao certo com que chipset é que começaram a introduzir um sensor térmico nas gráficas, mas é certo que a grande maioria das 5900 series têm sensor!

Denzil
08-03-2005, 09:32
a minha fx5600 tem sensor :) Se fôr da NVidia e tiver sensor, as temperaturas aparecem no painel de controlo da gráfica ;) Os próprios drivers da NVidia detectam se tens sensor ou não :) No entanto, caso os drivers não detectem, podes forçar-los a tentar detectar (se funciona ou não, não sei :hum: ) Assim que chegar a casa, coloco a registrykey que activa essa opcção no painel das NVidia ;)

sandro
08-03-2005, 12:24
Esta n mostra.... :(

Pelos vistos a MSI tinha o tal sensor, esta nem por isso (tb foi mais barata :biggrin: )..

Mas bem, obrigado pela ajuda, podem encerrar o tópico :tongue:

(Isto para dizer adeus a oc's na gráfica...)

Denzil
08-03-2005, 13:55
Adiciona estas linhas a um ficheiro de texto em branco e grava como qqcoisa.reg
Isto irá activar a parte das temps na NVidia. Tal como disse, normalmente os drivers em si detectam se a vga tem suporte ou não, mas podes experimentar ;)

Windows Registry Editor Version 5.00

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\NVIDIA Corporation\Global\NVTweak]
"NvCplThermalSettings"=dword:00000022

OC sempre podes fazer :P usas o nosso já velhinho "Técnica do Grito" :D Colocas o dedo no core e vês se tá mto quente ou não :D medes a intensidade do grito e tens a tua temperatura eheh Usa o RivaTuner para puxares por essa VGA ;)

fox
08-03-2005, 14:41
hmmm eu não me fiava no dedo, é a mm coisa k esperar pelo euromilhoes, pode demorar mt ou sair logo...

Vais fazendo oc e jogando um jogo k conheças bem, logo k vires artefactos é k foi demais... baixas e voltas a tentar com outra combinação de oc, e.g., se tiveres OC no core e tiveres a testar até onde consegues com as mems e te der uns pontos brancos, baixas um pouco o core pa poderes aumentar as mems e pronto. Nessas placas a diferença entre os primeiros artefactos (os tais pontinhos brancos) e um meltdown do chip (core ou mems) é suficiente pa fazeres estes testes à vontade.

É apenas a minha experiencia, consegui um bom boost com OC nas mems da minha já vendida Gf4mx440. O core raramente dá alguma coisa de jeito.

sandro
08-03-2005, 18:40
Obrigado pela ajuda ppl! :tongue:

Adicionei o script ao registo, reiniciei mas fica na mesma, concluindo a hipotese já esperada: esta placa n tem sensor de temperatura...

Sobre o OC, foi exactamente isso que me "lixou" (para n usar outro termo), estava a aumentar as mems, ia fazendo o teste no riva tunner.. Depois saí um bocado para ir atender a uma pessoa k tava na campaínha e quando cheguei senti um cheiro meio eskesito, mexi o rato para ligar o monitor e abri a caixa para ver... Fui por o dedo nos ramsinks que tinha na MSI e.. o teste do dedo falhou.. e de que maneira! ao tocar, a pasta termica parecia mel e o ramsink escorregou fazendo contacto numa das várias resistências lá ao pé...

A placa só funcionava em modo de 640*480, a 16k... Depois foi à vida, não dava sinal... :(

Agora confio na "Frequência ideal de Funcionamento", que se ficou pelos 360Mhz.. n arrisco mais que isso sem monitorizar as temps...

The.InVisible.GoD
08-03-2005, 19:28
Adiciona estas linhas a um ficheiro de texto em branco e grava como qqcoisa.reg

Só precisas de adicionar esse reg em portáteis, porque nas desktop os próprios drivers detectam se ela efectivamente tem ou não o sensor embutido!

Denzil
09-03-2005, 00:07
no portátil é a mesma coisa, basta instalar os drivers :) Só coloquei aí as keys do registo para ele forçar a detecção do sensor, caso tivesse ;)