PDA

Ver Versão Completa : A máquina com Windows XP em uso com mais tempo sem formatar

DJ_Alex
24-10-2007, 21:12
Tenho uma máquina 24h ligada com XP Prof SP2 desde 24-3-2004.

Tem todos os updates, trabalha forte e feio, não tem nenhum erro que seja e tem uma carga de software instalado, alguns deles, aplicativos que mexem profundamente no sistema, pois é a minha máquina principal.

Esta vai a caminho de 4 anos... lol, a unica coisa que tenho metido a nivel de hardware foi RAM, tem 3GB e mais discos rígidos. Tem uma carga deles. De salientar que é um petium 4 com board Asus, gráfica Asus, caixa e dissipador thermaltake e etc.

E a vossa máquina? São daqueles que formatam todas as semanas mesmo sem mudar de board ou processador? :bigthumb:

Exc4libur
24-10-2007, 21:40
quatro aninhos sem formatar? tás-lhe a dar.. :p

eu por hábito, formato de 3 em 3 meses, formatei isto tem mais que um mês..

Hora do Primeiro Boot (Inicialização) 08-09-2007 10:49:00

já não me lembro o porquê.. mas acho que foi por ter demasiada lixeira, isto é programas que não utilizava..

fox
24-10-2007, 22:08
Se meteres uma caixa e um dissipador ASUS ainda te aguenta mais umas 30 anos sem formatar.

De salientar k eu esperei 3 meses pelo meu lindo portátil ASUS xD!

DJ_Alex
25-10-2007, 09:23
Fox: Se mandasses vir o Asus directamente do continente, não ias ter de esperar 3 meses... Eu também tenho um portátil da Asus.

Há ferramentas pra desinstalar lixeira dos programas e fazer manutenção das falhas que vão aparecendo no windowz. É muito fácil aguentar o Xp assim tanto tempo sem formatar se for uma máquina que esteja a fazer uma operação rotineira numa empresa, mas esta máquina tem levado software beta e tanta lixeira mas limpasse e ela aguenta-se. Esta é uma prova de que o Win XP SP2 bem cuidadinho aguenta-se muito bem.

sandro
25-10-2007, 09:43
Boas

Eu também gosto de manter o pc a correr o máximo de tempo possível. Tenho o Vista na máquina nova (c2d) etc e na semana passada formatei-o para instalar o novo set de discos de 10k rpm, a melhor coisa que podia ter feito :D

Agora com 4gb de ram, XP SP2 inglês original (graças ao Imagine Cup - thanks Zeon ;) ), 160gb de armazenamento tenho pc para uns poucos de anos. Regra geral, mudo de 7 ou de 8 em 8 anos (com upgrades pelo meio).

Sobre o portátil... não vou desfazer-me da "máquina de guerra" tão cedo. Só levou mais 512mb de ram e é capaz de correr 2 SO's em dual-boot, matlab, PPT's de 50mb com videos e afins etc :D Já apanhou com 5ºC no Pico do Areeiro, granizo e mesmo assim sempre a funcionar a 100%, nenhum DP, disco sem bad sectors e a bateria ainda dura 2h30m (se não se soltar do chassis - é que o mesmo está literalmente mole) :)

> ervas <
25-10-2007, 10:56
O windows XP nunca precisou de ser formatado como método de manutenção! Não é feito nenhum ter um sistema com windows xp a funcionar há anos sem ser formatado!

Eu por norma formato quando faço alterações significativas de hardware... não que o XP deixe de funcionar por isso, mas sinto-me sempre mais satisfeito sabendo que não existem resíduos de controladores antigos e que o sistema ficará mais leve (mesmo que em teoria)...

Que outras razões existem para formatar?? Algumas pessoas fazem-no quando apanham algum spyware que não sabem como eliminar... ao formatar ficam mais descansados porque sabem que eliminaram o problema pela raiz... mas não é que não existam inúmeras formas de limpar o sistema sem chegar a esse ponto... e o melhor, está claro, é não ser "palerma", porque estas aplicações só são instaladas com interacção do utilizador! Basta não executar os attachments que não sabe o que são e ver com atenção as opções de instalação das aplicações. Muitas quase que têm um aviso carregado a vermelho e a piscar: Atenção, se não desactivar a checkbox, irá instalar o SuperAdwareSpammerPlus!! E mesmo assim só se preocupam em carregar no NEXT! É que estão mesmo a pedir!

Outras fazem-no quando o sistema começa a ficar mais lento... depois de terem instalado 50 aplicações, removido 75 e instalado mais 150... é perfeitamente normal, as aplicações enchem o registo de entradas desnecessárias, carregam o sistema de DLL's e serviços desnecessários, fontes, etc... Mesmo assim existem várias aplicações (como o CCleaner) que limpam os ficheiros deixados pelas instalações, limpam o registo de entradas obsoletas e de referências inexistentes. Uma desfragmentação irá re-organizar os ficheiros em disco e permitir uma melhor operação pela parte do prefetcher (cache dos ficheiros mais usados).

No geral, é um óptimo S/O (uma vez mais, na minha opinião, o melhor até agora), com enorme fiabilidade, e que não precisa de ser formatado periodicamente.

Se me estivessem a falar do ME, isso seria outra história...

Denzil
25-10-2007, 13:00
O ME bastava ligar o pc para aparecer um BSOD :D ROTFL

> ervas <
25-10-2007, 13:23
O teu ME????

Denzil
25-10-2007, 13:47
Sim, isso acontecia no meu pc devido a ter uma motherboard com chipset da VIA. Mesmo tendo os Via 4-in-1 instalados, era ainda pior... Ainda procurei solução na altura, mas a solução foi reverter para o Windows 98 e ficar-me por aí...

> ervas <
25-10-2007, 14:30
Ah! Usei o ME durante muito tempo... era mais rápido que o 98, mas bastava instalar mais de 5 aplicações já começava a arrastar... na altura era estudante e não tinha vida, por isso reinstalava o sistema de uns 6 em 6 meses! (provavelmente de 3 em 3!). Ecrãs azuis não eram preocupação... mas usava chipsets intel... se fosse hoje em dia, teria ficado pelo 98SE.

fox
25-10-2007, 15:52
Fox: Se mandasses vir o Asus directamente do continente, não ias ter de esperar 3 meses... Eu também tenho um portátil da Asus.

E kem te disse k comprei o portátil na nossa tão formosa ilha?

O modelo k keria esteve esgotado uns bons meses e não foi só em Portugal. O phobia pode confirmar (se ainda se lembrar)...

sandro
25-10-2007, 22:03
Boas

Por acaso não posso dizer (muito) mal do ME (podem bater-me). No meu pc (Pentium 133@200mhz) com... 32mb de ram SIMM's e um disco de 3gb até dava bem, aliás, até entrar na universidade andei com esse pc!

Até à bem pouco tempo uma das máquinas do trabalho andava com o ME até ter colocado o 2000 para suportar algumas funcionalidades da rede ;)

born2hack
25-10-2007, 22:37
O ME no meu tambem dava bem, o problema era depois de ligar o pc :P
O XP formatava porque era l33t formatar. Agora quero la saber. So se tiver a arrastar muito (o que é bastante difícil de acontecer, tenho cuidado com o lixo que meto la dentro :p).

phobia
26-10-2007, 18:42
E kem te disse k comprei o portátil na nossa tão formosa ilha?

O modelo k keria esteve esgotado uns bons meses e não foi só em Portugal. O phobia pode confirmar (se ainda se lembrar)...

Se bem me lembro. Boa praga conseguir um A8JS nessa altura. Andavam os milafres todos em fila à espera de novas unidades. A porcaria dos fornecedores só traziam 10 a 20 unidades por cada mês (se chegar a tanto).
Acabei por me fartar e comprei o LG S1 e não fiquei nada arrependido. :D

fox
26-10-2007, 20:10
Tb não fikei nada arrependido de esperar pelo meu A8Js xD!

DJ_Alex
27-10-2007, 20:33
O Sandro é como eu, não tem paciência pra andar a instalar toda a tralha de novo regularmente nem andar a estoirar dinheiro a bruta em hardware... lol.

Eu também já corri o ME em tempos noutra máquina. Epa, eu não conseguia trabalhar mais do que 1 a 2h com aquilo sem que tivesse de rebootar pk dava-me ecrâs azuis ou borrava-se todo pk a gestão de RAM daquilo era a pior do mundo... lol

tswg
27-10-2007, 21:20
a build 3000 do Me era relativamente estavel.. cheguei a ter num pc e aguentou-se mais de 1 ano

Zdan
26-12-2007, 07:35
bem, a ultima vez k formatei o meu foi quando fui comprar a board com o fox, e voltei a formatar hoje, ja tem uns tempos largos

DJ_Alex
11-01-2008, 09:09
Também depende do hardware.... a minha board é uma Asus P4C800-DELUXE , um p4, 3GB de ram e o resto das coisas do pc é quase tudo da Asus. Já está um chasso antigo mas faz muito bem o trabalho que é preciso ele fazer...lol.