PDA

Ver Versão Completa : qOrganizer

MadTech
16-12-2007, 13:40
qOrganizer

Como deixei o Windows para passar a utilizar o Ubuntu, passo agora mais tempo a testar aplicações que funcionem que outra coisa. No entanto, ao contrário das aplicações Windows, no Ubuntu, encontro quase sempre aplicações que fazem exactamente apenas aquilo que quero.

Assim, apresento-vos hoje uma aplicação que encontrei ao procurar uma boa alternativa ao Outlook, no que diz respeito a horários, listas de afazeres e calendário. Sim, eu sei que existe o GoogleCalendar, que permite na internet ter acesso a isso, mas sejamos honestos, termos as nossas coisas pessoais na internet não é boa ideia, existem limitações em termos de exploradores de internet que temos de utilizar para que tudo funcione como idealizado e não coloco de parte também o facto de por vezes não termos acesso á internet e queremos por e simplesmente guardar as coisas no nosso computador ou até mesmo num servidor só nosso, sem que mais ninguém saiba sequer disso.

Surge então o qOrganizer. O que há de bom no qOrganizer?
- Interface simples, icon's grandes e sinceramente muito "user friendly".
- Calendário
- Lista ToDo
- Horário
- Notas escolares e classificações
- Podem guardar todas as vossas informações em: MySQL, SQLite ou mesmo ficheiro de texto normal.
- Podem aceder directamente ás bases de dados e ficheiros através de FTP.
- Podem imprimir os horários, calendários, listas, tudo.
- É freeware, opensource, e multiplataforma (Windows, Linux).
- É freeware! Sim eu sei que já disse que era... FREEWARE :)

As diversas funcionalidades e respectivas interfaces:

Aqui vemos o Calendário. Antes que perguntem, não tem suporte para importar calendários de outros sistemas. Ou seja, GoogleCalendar e Outlooks estão fora de questão. Já se sabe a dor de cabeça que é a importação dos mesmos, logo sugiro que façam uma limpeza nos vossos calendários actuais e coloquem apenas aquilo que é relevante apartir de hoje. Podem também definir lembranças que surgem no vosso desktop como uma notificação do género os popups do Messenger.

A lista ToDo. Podem definir datas de início e término, prioridade e qual a percentagem de conclusão. Uma lista simples, que nos dá a informação que pretendemos num instante.

Horários, horários, horários... quem gosta de ter a nossa vida controlada e distribuida em quadradinhos temporais? Eu gosto! Pelo menos sei exactamente onde tenho de estar, quando tenho de estar.

Esta funcionalidade é vocacionada para os estudantes, que podem anotar qual foi a vossa classificação numa frequência ou teste/exame. Também podem anotar os dias que faltaram ás aulas.

Resumindo, já disse que era freeware? Para poderem fazer download e experimentarem o programa (apenas testei no Ubuntu, mas deve funcionar da mesma forma no Windows), vão aqui:
http://qorganizer.sourceforge.net/

PS:
Para quem tem o Ubuntu, tem de instalar o MySQL Server se quer ter a base de dados localmente.
% sudo apt-get install mysql-server-5.0
Se vos der um erro por falta de uma biblioteca QtSQL, podem instala-la assim:
% sudo apt-get install libqt4-sql

More... (http://www.madtech.com.pt/noticias.php?idn=596)

sandro
16-12-2007, 20:07
O mais importante: sincroniza com WM?

Denzil
16-12-2007, 22:28
Não existe cliente Windows Mobile ainda... mas poderá vir a existir ;)

Denzil
17-12-2007, 10:48
Não existe cliente Windows Mobile ainda... mas poderá vir a existir ;)
Comuniquei com o programador do programa, e também com o dotfred, o programador do PIMBackup, utilizado para fazer backup e restore da nossa informação do PDA e ele irá trabalhar em conjunto com o mesmo para fazer a magia acontecer. Se tudo correr bem, o Outlook fica completamente inútil e passamos a ter o PDA compativel com diversos SO's :)