Ver Versão Completa : Instalar XP num Vaio
Boas,
Tenho um amigo que tem um Sony Vaio VGN-FZ11s e ele não consegue instalar o XP. Diz que tem uma protecção qualquer e que este portátil só funciona bem no Vista.
Ora, já toda a gente sabe como é o Vista, e quando se trata de um pc de trabalho este OS não dá para nada.
Questões:
- Alguém sabe forma de instalar o XP neste portáteis (julgo que uma nova bios...).
- Será que ao flashar com uma nova bios fica 100% fiável.
Obrigado desde já as respostas.
born2hack
08-01-2008, 15:12
Será que é isso, ou será que esse portátil tem um disco sata que o windows xp não detecta? (só adicionando os drivers sata à instalação, ou alterando na bios para detectar o disco sata como sendo ide).
Será que é isso, ou será que esse portátil tem um disco sata que o windows xp não detecta? (só adicionando os drivers sata à instalação, ou alterando na bios para detectar o disco sata como sendo ide).
Apoio a tua resposta... já vi ser necessario fazer isso num asus dos novos k vinha tb com o vista. O win XP SP2 não detectava os discos :S
cumps
Só isso lol? Então tenho que ver isso. É que ainda não tive com o portátil por isso nah sei como aquilo está.
Será que a versão mais recente com XP, com todos os updates, já tem os drivers para o SATA?
RubenFreitas
09-01-2008, 13:45
Só isso lol? Então tenho que ver isso. É que ainda não tive com o portátil por isso nah sei como aquilo está.
Será que a versão mais recente com XP, com todos os updates, já tem os drivers para o SATA?
Provavelmente um SP3 resolva isso... :thumbsup:
Apoio a tua resposta... já vi ser necessario fazer isso num asus dos novos k vinha tb com o vista. O win XP SP2 não detectava os discos :S
cumps
Qual era esse ASUS? Pergunto pk instalei o XP no meu sem problemas e com uma versão stripped que ocupa uns 200MBs no CD.
born2hack
09-01-2008, 14:13
Nenhuma versão original do XP tem drivers para SATA. As versões nLited normalmente é que incluem os drivers.
Não é verdade e mesmo sem ir procurar provas no google, tenho como argumento a minha experiência pessoal.
Pelo k me parece drivers sata foram incluídas com o SP1 ou pelo menos com os CDs do XP k foram vendidos com SP1 já instalado. Eu durante muito tempo utilizei um CD do WinXP SP1 (até bem depois de ter saido o SP2) e nunca precisei de colocar drivers para ele me reconhecer os discos. O portátil já veio depois e por acaso com Windows XP Home SP2 que foi removido para dar lugar à instalação que referi em cima.
Parece-me que está relacionado com o tipo de chipset que tens, pelo que via e sis normalmente precisas de colocar as drivers e intel não. Por isso que perguntei qual o ASUS...
[EDIT]
MOBO do PC: Asus P4C800 Deluxe
Laptop: Asus A8Js
born2hack
09-01-2008, 15:57
Nop. Ve lá se na bios não tens o modo compatibilidade activo para os discos SATA (que passam a ser reconhecidos como IDE). É a unica maneira de um XP original (seja com SP1 ou SP2) reconhecer discos SATA.
Já podias ter dito isso logo de inicio...
The standard interface for SATA controllers is Advanced Host Controller Interface (AHCI), which allows advanced features of SATA such as hot plug and Native Command Queuing (NCQ). If AHCI is not enabled by the motherboard and chipset, SATA controllers typically operate in "IDE emulation" mode which does not allow features of devices to be accessed that are not supported by the ATA/IDE standard. Windows device drivers that are labeled as SATA are usually running in IDE emulation mode unless they explicitly state that they are AHCI. Windows XP does not officially support AHCI although some proprietary device drivers may allow it.[citation needed] Windows Vista and the current versions of Mac OS X and Linux [1] have native support for AHCI
in http://en.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA
Acho k vamos passar a ter dois idolos na seita!!!!!
born2hack
09-01-2008, 16:59
Mas eu ja tinha dito logo no inicio que era necessário alterar a configuração na bios (forma mais simples!!!) :swear:
No fim de semana vou ter o portátil comigo e vou fazer umas experiências...
P.S. Ainda nah percebi o que é essa cena de seita. Já vi escrito aqui no fórum mas ainda nah cheguei a conclusão do que seja... !?!?!?
Não percebeste pk não és um fã!!!
born2hack
09-01-2008, 18:06
O ervas criou uma seita e andou a recrutar membros. É mais uma maneira de angariar dinheiro. É tipo concorrência ao reino de deus (aka jeovas).
Para o próximo mês vamos andar de casa em casa em fato betinho.
> ervas <
09-01-2008, 18:06
P.S. Ainda nah percebi o que é essa cena de seita. Já vi escrito aqui no fórum mas ainda nah cheguei a conclusão do que seja... !?!?!?
Nem dá para explicar... é além da nossa compreensão, meros mortais...
lol, abençoados estejam vocês!
Fox era um Asus X20S ;) modelo um cado raro acho eu :confused:
cumps
O ervas criou uma seita e andou a recrutar membros. É mais uma maneira de angariar dinheiro. É tipo concorrência ao reino de deus (aka jeovas).
Para o próximo mês vamos andar de casa em casa em fato betinho.
:swear:
Não confundas os Jeovás com Reino de Deus, coitados! Os Jeovás não são tão sedentos de dinheiro como os segundos :biggrin: :biggrin: :biggrin:
Aliás, ainda hoje falei com uma sra lá dessa religião e dei-lhe os parabéns: andam de porta em porta a pregar e a levar no focinho sem reclamar. Onde já se viu um padre a fazer o mesmo?
Resumindo: dei à sra o teu endereço lá de casa, eles em Machico têm um grande aglomerado nessa zona e vão todos bater à tua porta. Manda-os também para o Ervas, vocês precisam de rezar um bocado (o zeon tb) para acabarem o trabalho :P
Vais ter k fazer uma user bar para o B2H sandro!
einstei1n
10-01-2008, 13:48
Pois aqui tive o mesmo problema com um Asus X20S. E o pior é que o site de suporte da asus é uma boa m€rda, nem drivers para Vista, nem para XP! (pelo menos para este portatil). Como o b2h ja disse, basta ir a bios e por o disco em modo de compatibilidade, e fica tudo resolvido. O pior foi depois para arranjar drivers pra isto, mas como andei a pesquisar, sao tudo programas utilizados noutra serie de portateis, por isso foi buscar uns driver dali, outros dacolá..:icon16:
Boas
Voltando ao tópico, não é só no asus. Encontrei a mesma "feature" num HP com disco sata.... Tanto o XP como Ubuntu não reconheciam, lembrei-me do mestre B2H e lá estava a opção na bios.
Nice :)
Se tens o Vista, deixa-te ficar com ele, não vas de cavalo pra burro a andar pra tras e voltar a caca do XP... hehe
Se estão a espera do XP SP3, é melhor esperarem sentados... lol:biggrin:
born2hack
11-01-2008, 09:59
Se tens o Vista, deixa-te ficar com ele, não vas de cavalo pra burro a andar pra tras e voltar a caca do XP... hehe
Já sairam 3 RCs, por isso a versão final está próxima. E se o XP oferece o mesmo que o vista (o SP3 vai trazer alguma da segurança a nível de rede que o Vista supostamente tem), porque não o haveria de fazer. Também já usei o Vista, e provavelmente vou instalar no fim de semana numa das boxes la de casa. Mas para o pc de trabalho, fica o XP.
Até o próprio Bill Gates admitiu numa entervista que o Vista foi um passo para trás e não para a frente!
O Vista com o SP1, fica mais lento do que já estava.
O XP com o SP3, é mais rápido que o Vista! E faz a mesma coisa.
http://gizmodo.com/342920/holy-crap-did-bill-gates-just-say-windows-sucks
http://movies.apple.com/movies/us/apple/getamac_ads4/podium_480x376.mov
born2hack
11-01-2008, 10:34
Nem por isso. O vista com o SP1 já fica mais rapido (e ainda bem). Mas continua a não trazer nada de novo. Mais cedo ou mais tarde vamos todos mudar, ou ainda estariamos no windows 95. Mas para já não há pressas.
einstei1n
11-01-2008, 13:13
Da minha parte nao ha pressa nenhuma mesmo...
O vista não vale nada por enkuanto... acho k já deu para ver a resposta dos users em relaçao a isso... eu sinceramente, as unicas pessoas k vejo a usarem o vista, são noobs... 8-) ou então tem medo de ficar sem garantia (no caso dos portateis) dizem eles :\
cumps
> ervas <
11-01-2008, 14:04
O vista não vale nada por enkuanto... acho k já deu para ver a resposta dos users em relaçao a isso... eu sinceramente, as unicas pessoas k vejo a usarem o vista, são noobs... 8-) ou então tem medo de ficar sem garantia (no caso dos portateis) dizem eles :\
cumps
argh... em primeiro lugar, quem faz as suas escolhas baseado no que os outros dizem, já começa mal; segundo, para dizer mal de qualquer windows há sempre resmas de gajos, mas não é por isso que toda a gente deixa de o usar; terceiro, o vista não é um grande upgrade em relação ao XP, mas é sem dúvida melhor; os problemas que existem são de falta de software e controladores preparados para o Vista - situação que claramente vai sendo invertida com o tempo - e menor performance comparado com o XP em hardware idêntico, o que é normal pois o Vista está preparado para outra classe de hardware. Quem já testou o Vista em hardware capaz, sabe perfeitamente que corre muito bem.
Mais, um verdadeiro noob é aquele que não sabe pegar no Vista e configurá-lo como deve ser para preencher melhor os seus requisitos e o aproximar da performance do XP. Um não-noob (l33t?) tem 1 XP, 1 Vista 64, 3 distros linux, 1 MacOS e provavelmente ainda um 98SE numa máquina antiga ou virtual.
As vantagens do Vista não são muitas, mas existem. Melhor segurança, melhor e mais fácil gestão de redes, etc...
No final de tudo, cada um de nós usa o SO que melhor se adapta aos seus requisitos, e concordo que neste caso o XP ainda é o melhor. Mas não é por isso que o Vista é um mau sistema operativo. Já o instalei para clientes meus sem haver problemas reportados (inclusive uma versão 64bits) e sem dúvida que vou instalá-lo quando tiver o meu PC principal novamente montado. Com o XP também, claro!
O que sei perfeitamente é que a maior parte da malta que vai dizendo mal do SO daqui a um ano está a usar Vista sem sequer considerar qualquer outro SO.
born2hack
11-01-2008, 14:18
Pelo contrário. A gestão de rede está mais confusa e mais complicada, os popups são irritantes (mas dá para tirar, felizmente), é demasiado lento (e o meu portátil não e assim tão fraco: c2d e 2gb ram).
Neste momento não acho que valha a pena. Apenas o irei instalar para "dizer que tenho", mas o XP ainda tem muito que dar.
Obvio que daqui a um ano 80% dos users já estarão no Vista. É natural essa evolução. Contudo a transição 98-XP deu-se mais facilmente.
einstei1n
11-01-2008, 16:16
Exactamente, eu fui "obrigado" a meter o XP no meu asus, porque ainda nao havia drivers compativeis com o meu modem. Contudo (e isto é opiniao pessoal) nao vou muito com as mariquiçes que o vista tem, e tambem tou demasiadamente habituado ao XP (e mandriva tb :icon16:), e juntando isto tudo, de momento o vista nao ta nas minhas perspectivas. Mas reconheço que as 5h aproximadamente que tive com o vista, a nivel de robustez nao me pareceu tao propicio a erros como o XP.
Eu só não mudo já pra Vista porque o meu hardware é todo antigo e algumas aplicações específicas que uso ainda não suportam bem o Vista... Já trabalhei com um portátil com Vista e nota-se uma maior estabilidade.
Pelo contrário. A gestão de rede está mais confusa e mais complicada, os popups são irritantes (mas dá para tirar, felizmente), é demasiado lento (e o meu portátil não e assim tão fraco: c2d e 2gb ram).
Neste momento não acho que valha a pena. Apenas o irei instalar para "dizer que tenho", mas o XP ainda tem muito que dar.
Obvio que daqui a um ano 80% dos users já estarão no Vista. É natural essa evolução. Contudo a transição 98-XP deu-se mais facilmente.
Tenho um LG com um c2d T7200 e 2GB de RAM e o vista corre na perfeição no meu. Demora um pouco mais a fazer boot do que a versão que tinha do XP, mas isso é culpa do antivirus. De resto o gajo é rápido e comporta-se como o XP, e uso o aero.
O único problema que detecto é inclusivamente na gestão de redes que por vezes ele recusa-se a identificar a rede existente quando volta de standby. É necessário reiniciar então para ser detectada.
Pelo menos que eu tenha reparado, não existe aquela opção como o software do prowireless em que as redes criadas ficam em perfil e depois podemos selecionar a que queremos ligar.
Tenho XP no desktop, pelo qual uso para jogar e tenho o vista no portátil. Isso faz de mim um noob? lol
Irei em breve transitar o desktop para o vista também, porque vou aproveitar e instalar uma versão 64 bits para fazer uso dos meus 4GB de memória. Podia ir para uma versão 64bits do XP, mas não foi essa a minha opção.
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.