Ver Versão Completa : [Duvida] Canal Sata2 em portatil
Boas tenho uma pequena duvida que ainda não percebi bem.
Nos portateis com dois discos que permite Raid 0. Ao colocar um SSD logicamente estamos a ocupar quase na totalidade um canal SATA2 mas se metermos dois discos SSD tamos a ocupar quase 2canais. A minha pergunta é a seguinte usando o Raid 0 vale a pena ter 2SSD's ? porque eu acho que a board recebe os dois canais em separado e faz a ligação dos dois.ou será k o raid é feito antes de xegar a board e entra só por 1canal o que faz ser um despercidio ter dois SSD pk só vai usar um canal e o segundo SSD vai tar a trabalhar nas baixas velocidades pk o outro vai tar a dar gaz. já reparei varios setup's na net e quase todos usam só 1 SSD e outro HDD deve ser pk o raid só usa 1canal de saida.
born2hack
09-08-2010, 21:25
Nada a haver como o raid funciona.
Com disco ssd e disco normal, duvido que facam raid (seria estupido se fizessem tal coisa).
Se usares raid 0 (divisao) cada disco contem metade da informacao de cada ficheiro, e quando e feito um acesso, vai um pedido para cada disco (e como os canais sao indepententes, o acesso e mais rapido visto que sao dois canais a tratar da informacao em vez de 1). Um dos argumentos e que em caso de falha de um disco, perdes tudo. Bem, se eu tiver um disco de 1TB e for a vida, tambem perco tudo, por isso...
Por outro lado, se a seguranca e importante, entao tens raid 1, onde ambos os discos tem exactamente a mesma informacao. A leitura funciona de modo semelhante (ambos os discos sao acedidos para parte da informacao), mas a escrita e ligeiramente mais lenta (visto ter que escrever a mesma informacao duas vezes).
E pronto, basicamente e isto sobre o raid. Como tal, sim e benefico teres raid 0 em ssd, sem duvida nenhuma (ou disco mecanico ate).
eu sei como funciona os raids. a minha kestao é se tiver dois SSD a 300mbps de leitura na board ele recebe os 600mbps ou fica limitado a 300mbps?
eu sei como funciona os raids. a minha kestao é se tiver dois SSD a 300mbps de leitura na board ele recebe os 600mbps ou fica limitado a 300mbps?
Os canais são independentes... por isso ficas com 600mbps... mas a prática é sempre outra coisa como já se sabe...
Os canais são independentes... por isso ficas com 600mbps... mas a prática é sempre outra coisa como já se sabe...
Entao pk razao é k vejo o ppl quase td km um SSD intel x25m e um 500gb HDD e não km dois SSD???
The.InVisible.GoD
10-08-2010, 21:37
Entao pk razao é k vejo o ppl quase td km um SSD intel x25m e um 500gb HDD e não km dois SSD???
Raid0 com um SSD e um HDD!? Onde foi que viste isso?
Raid0 com um SSD e um HDD!? Onde foi que viste isso?
Portateis!!! pela net
PS: não é em raid0 o SSD km o HDD é sem raid...dois diferentes....
k vejo mais logica comprar um disco externo e ter dois SSD em raid0 e tb disseram-m k 1SSD tapava logo os 300mbps e o 2º SSD ia ser só gastar dinheiro por isso tinham um SSD e um HDD(Separados, sem raid0)
Exc4libur
10-08-2010, 22:13
Penso que a resposta poderá ser clara.. Talvez por questões monetárias? É preciso ver que os SSD's ainda não estão a preços acessíveis e as suas capacidades ainda estão um pouco limitadas, comparando aos hdd's. De que serve o utilizador ter dois SSD's de capacidade um pouco limitado se o mesmo quer espaço e rapidez?
born2hack
13-08-2010, 23:47
Continuas a ter 300mb, em cada canal. E como um dual core ou quad core. Nao multiplicas a velocidade do cpu pelo numero de cores, da mesma forma que nao multiplicas a largura de banda por canal pelo numero de discos.
Como te expliquei atras, em raid 0, terias dois canais independentes com metade da carga em leitura e escrita (logo em teoria 300mb x 2) e em raid 1 apenas em leitura.
Os portateis normalmente tem um ssd e um hd normal (independentes) porque os ssd sao caros e pequenos em espaco. De qualquer forma um bom ssd ja e muito mais rapido que um raid de discos normais em portateis (e mesmo em desktops).
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.