PDA

Ver Versão Completa : Sata Raid 0

fox
09-04-2005, 23:42
Tou a ter algumas dificuldades em colocar dois raptors em Raid 0 numa P4C800 Deluxe E.

Sei que é simples e provavelmente tou a fazer alguma estupidez. Mas aqui vai o ponto de situação.

1. Liguei as duas drives aos dois slots SATARAID (1 e 2) k existem na MoBo.
2. Arranquei e fui ligar o promise (controlador RAID) na BIOS.
3. Depois do POST habitual, o programa (Fast Track se não me engano) reconheceu as duas drives e passou para a config.
4. Escolho Auto->Performance e depois do reboot ele reconhece o array e diz k este tá funcional.

Agora vem onde empatei:
5. Tentei arrancar com o cd do XP e no primeiro ecran k aparece, onde normalmente eram carregadas as drivers basicas, simplesmente nao acontece nada.

Reparei que a FDD tava com a luz acesa mas mm com uma floppy das drivers po XP do RAID não aconteceu nada.

6. Voltei ao manual da board e lá é dito k é para fazer uma unica drive com o fdisk. Pensei k podia fazer isto com a aplicação do cd do XP, já que não tinha nenhuma floppy com o DOS.

Portanto, tenho mm kir pela Floppy?
Alguma dica extra?

Obrigado dd já.

thehand
10-04-2005, 10:28
Eu tb andei lixado pra fazer o meu raid-0 tb , mas foi resolvido com um update da bios...ele tb dizia k tava td ok , kuando era pra instalar o windows,nao aparecia o array e dava-me um erro kuando xegava a altura de arrancar com o cd, talvez tb tenhas k fazer um update a bios ... nao faz mal tentar :wink:
agora ja ta td direitinho, se bem k nao recomendam instalar o xp em raid-0

No entanto, não recomendamos usar RAID 0
para o arranque do sistema. Com dois discos em conjunto, se
um avaria perde os dados todos, duplicando as suas
hipóteses de desastre. E os tempos de acesso idênticos aos
de um disco único

foi o k me aconTECeu, formatei a partiçao do xp e perdi td o k tinha nas outras partiçoes do raid :comprage1

Denzil
10-04-2005, 14:12
hum...isso da luz da FDD estar sempre ligada, não é o cabo ao contrario da FDD ?

fox
10-04-2005, 15:25
hum...isso da luz da FDD estar sempre ligada, não é o cabo ao contrario da FDD ?

Nop tive o cuidado de testá-la antes de proceder para a montagem do RAID 0.

Vou tentar o update a ver o k sai dacolá...

The.InVisible.GoD
11-04-2005, 19:20
fox, controladora Promise!? Porque não ligas à outra controladora (Intel ICH5-R), ao menos é bem melhor que a Promise... ;) às tantas já deves é ter ligado os discos na controladora Intel, e como na BIOS configuraste pra arrancar com a controladora Promise, daí a barraca, não sei... verifica lá! ;)
De qualquer modo, liga isso à controladora Intel primeiro, se é que ainda não tá!

fox
14-04-2005, 09:11
Por acaso tava tudo bem ligado, ou seja, tinha os discos ligados aos slots da Promise. Mas segui o teu conselho e mudei para o Intel. Tudo ok, reconheceu, fiz o array tralalá tralalá...

Chega a hora do CD do Windows, same shit, fica no primeiro ecrã azul sem nada escrito.

Uma pequena duvida, será que por um dos discos ja ter sido usado com SO e tudo, posso de alguma maneira influenciar? Parece-me um pouco sem sentido, mas kem sabe o MBR...

Preciso de ideias (e tempo)...

The.InVisible.GoD
14-04-2005, 15:23
Realmente começa a ser estranho... :confused: já fiz RAID0 precisamente com a mesma configuração (P4C800-E Deluxe com 2 Raptors) mas nunca cheguei a ter esse problema! No entanto tendo em conta que o problema mantem-se independentemente da controladora RAID, não me parece que um update te vá ajudar em muito, se é que ainda não o fizeste!
Quanto ao MBR dos discos, não tenho a certeza, mas acho que este é apagado aquando da criação do array, de qualquer maneira, eu cheguei a instalar o S.O. no RAID quando antes já tinha uma instalação não-RAID num dos Raptors, logo não deverá haver problema nesse aspecto!
Só para criar outras hipóteses... como é que tá os jumpers dos 2 Raptors? E os cabos SATA... estão ambos em boas condições?

fox
15-04-2005, 10:39
Um dos cabos sata já estava em uso. O outro abri o saquinho na hora.

Os dois discos estão ambos em master.

O que eu acho mt estranho é serem reconhecidos e montados como array na boa. Os problemas que encontro na net são normalmente na fase de instalação do próprio array, ou mais tarde de performance.

Mt estranho!!!

Denzil
15-04-2005, 11:58
já experimentaste utilizar outro cd de instalação ?

fox
15-04-2005, 19:18
já experimentaste utilizar outro cd de instalação ?

Claro, além do mais um deles já foi usado para uma instalção posterior

MJRL
15-04-2005, 22:30
Faz um clear cmos e saca os ultimos drivers do site da intel para o 875P, e volta a experimentar.

fox
16-04-2005, 00:21
Nem chego à parte dos drivers...

Vou experimentar o clear!

fox
17-04-2005, 00:01
Resolvido.

Quando se sabe k as coisas tão boas, mas não funcionam é k alguma coisa tá mal ligada ou simplesmente existe conflicto.

Neste caso foi mm conflito. O k aconteceu foi k eu fui montando o material todo e testando numa instalação do windows k já estava a correr bem. Instalei RAM, instalei DVDR e depois instalei uma drive de 3 e 1/2 para leitura de cartões de memória k é ligado directamente aos pins USB da MoBo.

Dps de desligar isto e akilo, chegou à vez dessa drive, e puft, a instalação começou.

Tá tudo ok, testado e a funcionar perfeitamente.

Obrigado

bl4ckh4wk
18-04-2005, 10:48
Faz ai um teste ao Sandra e do HDTach

The.InVisible.GoD
18-04-2005, 13:49
No Sandra deve lhe dar 71000! :)

Luizito
24-04-2005, 17:07
pois ja aconteceu.me o mesmo :rofl:

fox
24-04-2005, 18:03