Ver Versão Completa : Sata Raid 0
Tou a ter algumas dificuldades em colocar dois raptors em Raid 0 numa P4C800 Deluxe E.
Sei que é simples e provavelmente tou a fazer alguma estupidez. Mas aqui vai o ponto de situação.
1. Liguei as duas drives aos dois slots SATARAID (1 e 2) k existem na MoBo.
2. Arranquei e fui ligar o promise (controlador RAID) na BIOS.
3. Depois do POST habitual, o programa (Fast Track se não me engano) reconheceu as duas drives e passou para a config.
4. Escolho Auto->Performance e depois do reboot ele reconhece o array e diz k este tá funcional.
Agora vem onde empatei:
5. Tentei arrancar com o cd do XP e no primeiro ecran k aparece, onde normalmente eram carregadas as drivers basicas, simplesmente nao acontece nada.
Reparei que a FDD tava com a luz acesa mas mm com uma floppy das drivers po XP do RAID não aconteceu nada.
6. Voltei ao manual da board e lá é dito k é para fazer uma unica drive com o fdisk. Pensei k podia fazer isto com a aplicação do cd do XP, já que não tinha nenhuma floppy com o DOS.
Portanto, tenho mm kir pela Floppy?
Alguma dica extra?
Obrigado dd já.
Eu tb andei lixado pra fazer o meu raid-0 tb , mas foi resolvido com um update da bios...ele tb dizia k tava td ok , kuando era pra instalar o windows,nao aparecia o array e dava-me um erro kuando xegava a altura de arrancar com o cd, talvez tb tenhas k fazer um update a bios ... nao faz mal tentar :wink:
agora ja ta td direitinho, se bem k nao recomendam instalar o xp em raid-0
No entanto, não recomendamos usar RAID 0
para o arranque do sistema. Com dois discos em conjunto, se
um avaria perde os dados todos, duplicando as suas
hipóteses de desastre. E os tempos de acesso idênticos aos
de um disco único
foi o k me aconTECeu, formatei a partiçao do xp e perdi td o k tinha nas outras partiçoes do raid :comprage1
hum...isso da luz da FDD estar sempre ligada, não é o cabo ao contrario da FDD ?
hum...isso da luz da FDD estar sempre ligada, não é o cabo ao contrario da FDD ?
Nop tive o cuidado de testá-la antes de proceder para a montagem do RAID 0.
Vou tentar o update a ver o k sai dacolá...
The.InVisible.GoD
11-04-2005, 19:20
fox, controladora Promise!? Porque não ligas à outra controladora (Intel ICH5-R), ao menos é bem melhor que a Promise... ;) às tantas já deves é ter ligado os discos na controladora Intel, e como na BIOS configuraste pra arrancar com a controladora Promise, daí a barraca, não sei... verifica lá! ;)
De qualquer modo, liga isso à controladora Intel primeiro, se é que ainda não tá!
Por acaso tava tudo bem ligado, ou seja, tinha os discos ligados aos slots da Promise. Mas segui o teu conselho e mudei para o Intel. Tudo ok, reconheceu, fiz o array tralalá tralalá...
Chega a hora do CD do Windows, same shit, fica no primeiro ecrã azul sem nada escrito.
Uma pequena duvida, será que por um dos discos ja ter sido usado com SO e tudo, posso de alguma maneira influenciar? Parece-me um pouco sem sentido, mas kem sabe o MBR...
Preciso de ideias (e tempo)...
The.InVisible.GoD
14-04-2005, 15:23
Realmente começa a ser estranho... :confused: já fiz RAID0 precisamente com a mesma configuração (P4C800-E Deluxe com 2 Raptors) mas nunca cheguei a ter esse problema! No entanto tendo em conta que o problema mantem-se independentemente da controladora RAID, não me parece que um update te vá ajudar em muito, se é que ainda não o fizeste!
Quanto ao MBR dos discos, não tenho a certeza, mas acho que este é apagado aquando da criação do array, de qualquer maneira, eu cheguei a instalar o S.O. no RAID quando antes já tinha uma instalação não-RAID num dos Raptors, logo não deverá haver problema nesse aspecto!
Só para criar outras hipóteses... como é que tá os jumpers dos 2 Raptors? E os cabos SATA... estão ambos em boas condições?
Um dos cabos sata já estava em uso. O outro abri o saquinho na hora.
Os dois discos estão ambos em master.
O que eu acho mt estranho é serem reconhecidos e montados como array na boa. Os problemas que encontro na net são normalmente na fase de instalação do próprio array, ou mais tarde de performance.
Mt estranho!!!
já experimentaste utilizar outro cd de instalação ?
já experimentaste utilizar outro cd de instalação ?
Claro, além do mais um deles já foi usado para uma instalção posterior
Faz um clear cmos e saca os ultimos drivers do site da intel para o 875P, e volta a experimentar.
Nem chego à parte dos drivers...
Vou experimentar o clear!
Resolvido.
Quando se sabe k as coisas tão boas, mas não funcionam é k alguma coisa tá mal ligada ou simplesmente existe conflicto.
Neste caso foi mm conflito. O k aconteceu foi k eu fui montando o material todo e testando numa instalação do windows k já estava a correr bem. Instalei RAM, instalei DVDR e depois instalei uma drive de 3 e 1/2 para leitura de cartões de memória k é ligado directamente aos pins USB da MoBo.
Dps de desligar isto e akilo, chegou à vez dessa drive, e puft, a instalação começou.
Tá tudo ok, testado e a funcionar perfeitamente.
Obrigado
bl4ckh4wk
18-04-2005, 10:48
Faz ai um teste ao Sandra e do HDTach
The.InVisible.GoD
18-04-2005, 13:49
No Sandra deve lhe dar 71000! :)
pois ja aconteceu.me o mesmo :rofl:
Já vens é tarde, bués de tarde :P
Quanto a scores, desculpem lá, mas ja tinha entregue o PC
:biggrin: mais vale tarde do k nunca.... :thumbsup:
vBulletin v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.