PDA

Ver Versão Completa : Limpeza do Disco!

Exc4libur
05-02-2008, 12:06
Ora bem minha gente, venho por este meio contar-vos a minha história com esta ferramenta inwindows, a famosa Limpeza do Disco.

http://img208.imageshack.us/img208/9126/semttuloym2.jpg

Como podem ver, existe aquelas opções todas para efectuar a limpeza no disco do SO..
O que se passou foi o seguinte.. Eu tenho por hábito efectuar limpezas no registo e afins com os programas que normalmente se usa, tipo o CCleaner, EasyCleaner e o TuneUp Utilities. Na noite de domingo para segunda feira, efectuei uma limpeza com os programas ditos anteriormente e veio-me à cabeça sem motivo aparente usar a Limpeza do disco.. Lá fui eu efectuar a limpeza.. selecionei todas as caixas com o visto e dei Enter para efectuar a limpeza, até aqui tudo bem. Ao começar a limpar, vejo que o Windows começa a me pedir constantemente o CD do XP Profissional, eu fiquei :confused:, sem saber o porqué de aquilo estar a acontecer.. Fui clicando no cancelar, e mais cancelar e mais cancelar ainda.. Até que a notificação deixou de aparecer.. Acabando a limpeza do disco, noto bastanta instabilidade no Sistema, o que achei ainda mais esquesito, queria abrir alguma coisa e não conseguia, ou dizia que a tal aplicação não existia ou que não tinha permissões para o abrir.
Resolvi reiniciar a máquina.. reiniciou sem problemas nenhuns.. mas chegou ao ambiente de trabalho, e reparo que este estava todo "desfigurado", ou seja não existia icons nenhuns, a barra de tarefas tava toda esquisita e afins, e novamente não conseguia abrir nenhuma aplicação. Lembrei-me do Restauro do Sistema e tentei lá chegar com a ajuda do teclado!! Por sorte, o Restauro deu para abrir e lá consegui por o Sistema Operativo como tava antes de efectuar a tal limpeza..
Não sei se foi por curiosidade ou se foi por burrice, mas resolvi fazer a limpeza outravez a ver o que realmente era aquilo.. E lá surgiu os problemas novamente, desta vez a máquina ficou-me instavel, sem conseguir mexer em nada, a única opção foi carregar no reset para esta voltar a entrar no SO, mas quando dou por mim, o SO não arranca, nem aparece o boot screen, aparece uma notificação a dizer que um certo ficheiro do Sistema se encontra danificado ou não existe na pasta System32. Fiquei :confused::confused::confused: sem saber o que fazer.
Fiquei ali uns minutos a ver se me ocorria alguma coisa, porque não queria formatar para não ter aquele trabalho de configurar tudo novamente, e mais eu tinha dados importantes no ambiente de trabalho e não os queria perder..
Fui à malinha dos cd's e dvd's e peguei numa distribuição Live do Linux, a Knnopix, bem antigo mas deu para o desenrasco..
Andei a ver o disco C:\ a ver se conseguia salvar alguma coisa para os discos de backup, mas achei esquesito.. A limpeza do disco tinha-me limpo quase tudo, ou seja, perdi favoritos, perdi o que tinha no ambiente de trabalho, os ficheiros do sistema tinham ido quase todos à vida, bastante esquesito..
Não tive outra opção senão voltar a instalar o Windows e tentar recuperar os dados que tinham sido apagados e lá consegui recuperar alguma coisa..

Agora pergunto, desde quando é que a Limpeza do Disco limpa os ficheiros do sistema até chegar a este ponto? Será alguma opção na imagem em cima que o faça isso, coisa que desconfio mas pronto?! :confused:

Desculpem o testamento.. Mas queria apenas vos mostrar o que se tinha passado.

Denzil
05-02-2008, 15:31
A isso se chama limpeza de disco :P

Penso que a combinação de softwares de tune-up juntamente com as ferramentas do Windows acabaram por te lixar isso.

> ervas <
05-02-2008, 19:05
A isso se chama limpeza de disco :P

Penso que a combinação de softwares de tune-up juntamente com as ferramentas do Windows acabaram por te lixar isso.

Concordo, pelo menos nunca me deparei com erro semelhante usando só a ferramenta incorporada de limpeza do disco.

Quanto ao Windows, podias ter efectuado uma reparação (boot pelo cd do XP, ENTER para instalar o windows, a aplicação detecta que já tem um instalado, R para reparar a instalação actual). O processo repara todos os ficheiros de sistema e mantém as configurações das aplicações instaladas.

Exc4libur
05-02-2008, 20:40
Concordo, pelo menos nunca me deparei com erro semelhante usando só a ferramenta incorporada de limpeza do disco.

Quanto ao Windows, podias ter efectuado uma reparação (boot pelo cd do XP, ENTER para instalar o windows, a aplicação detecta que já tem um instalado, R para reparar a instalação actual). O processo repara todos os ficheiros de sistema e mantém as configurações das aplicações instaladas.

Não sei se a combinação faz bem ou ma, lá que foi estranho foi. E eu fiz isso da consola de recuperação mas depois queria me lembrar do comando e nunca me lembrava, acabei por formatar novamente e instalei aquilo :wink:

> ervas <
05-02-2008, 21:46
Não sei se a combinação faz bem ou ma, lá que foi estranho foi. E eu fiz isso da consola de recuperação mas depois queria me lembrar do comando e nunca me lembrava, acabei por formatar novamente e instalei aquilo :wink:

Não precisas da consola de reparação, isso é o primeiro "R" que é apresentado na instalação, mas as principais funções são a de reparar o MBR e reparar a FAT com o CHKDSK. Se passares à frente, somente após a detecção dos sistemas operativos já instalados, então tens outra opção "R" que neste caso executa a reparação do sistema operativo e não a consola de reparação.

Exc4libur
06-02-2008, 00:50
Não precisas da consola de reparação, isso é o primeiro "R" que é apresentado na instalação, mas as principais funções são a de reparar o MBR e reparar a FAT com o CHKDSK. Se passares à frente, somente após a detecção dos sistemas operativos já instalados, então tens outra opção "R" que neste caso executa a reparação do sistema operativo e não a consola de reparação.

Nem reparei muito bem nisso :s já andava meio nervoso por ter perdido uma boa lista de ficheiros mas que no fim acabei por recupera-los.

DJ_Alex
09-02-2008, 16:16
Engraçado... eu apanhei um susto parecido há umas semanas! Desde então fiz uma imagem actualizada do sistema num disco de backups USB da Maxtor de 750GB que comprei e não guardo praticamente nada no C:

Não precisei de formatar, mas vi que a opção que deu barraca no sistema foi o comprimir de ficheiros antigos.

A minha máquina depois de um reboot, ficou boa, mas o teu erro, Exc4libur, foi que não meteste o cd do xp para ele recuperar os ficheiros que o sistema deixou de poder aceder por terem ficado marados pela compressão. O sistema de protecção de ficheiros do sistema começa a gritar e pede o cd do xp para reparar o ficheiro, foste dando sempre cancel, acabaste por fo... isso tudo :bigthumb: Outra razão provavel é que devias ter feito primeiro um scan disk e um defrag antes de correr as ferramentas de compressão e limpeza do windows...

Nunca se deve usar numa só dose e sem fazer reboot primeiro, aplicações tipo ccleaner e ferramentas de limpeza do disco.

Exc4libur
09-02-2008, 17:59
É bastante esquisito esta atitude do windows, a limpeza do disco, não serve para limpar ficheiros do sistema, mas sim para limpar ficheiros desnecessários, tais como a reciclagem, ficheiros temporários da net, controlos active X/Java applications, ficheiros de configuração do office, páginas web offline, a pasta TEMP, compressão de ficheiros antigos e o catálogo para o indexador..

Nenhum destes elimina ficheiros do sistema, e pela descrição de cada opção, o único que não é recomendo limpar é a configuração do office, isto, apenas para o caso de o utilizador não ter a instalação original.

A compressão de ficheiros, se o selecionares, apenas descomprime os ficheiros comprimidos, não os apaga..

E foi erro meu ao ver as notificações a aparecerem e eu a clicar sempre no cancelar.. Nunca me passou pela cabeça que aquilo fosse acontecer.. Como anteriormente referi a limpeza do disco limpou-me tudo e mais alguma, até alguns ficheiros que tinha no ambiente de trabalho que eram importantes.. mas por sorte depois da instalação consegui recupera-los. :)

Mas enfim.. aconteceu comigo, pode acontecer com mais alguem :icon16:

DJ_Alex
11-02-2008, 16:30
É por isso que eu confio pouco nos PCs! copias de segurança semanais! e mirroring pa Madeira... loool. Não vá explodir ou haver um incendio num dos meus chassos...lol:biggrin:

Isso se calhar é um aviso pra mudares para o windowze Vista :)

Exc4libur
11-02-2008, 19:49
Deus me livre se isso acontece-se lol
Mudar no Vista ou mudar para o Vista?! :rolleyes:

DJ_Alex
25-02-2008, 01:21
MUDASTI! LOOOOL.

Eu tenho esperança que o XP SP3 venha reparar algumas falhas graves do XP, especialmente a gestão da RAM, pois acho muito chato a máquina ter 3GB de ram e o XP acusar que lá estão 3GB mas não ter maneira nem que seja artificial, de gerir toda a RAM.

As boards suportam 4GB há bues e afinal o XP quando come os 2GB fica a pastar e não deixa um gajo abrir mais programas etc...

Exc4libur
25-02-2008, 03:49
Não percebi aonde queres chegar..

einstei1n
25-02-2008, 10:23
Ele fala por codigos, nao percebi patavina... O windows nao te deixar abrir mais programas? lol
Mas afinal quem é que manda? Tu ou o teu windows?
LOL

Exc4libur
25-02-2008, 10:32
Eu agora até na dúvida fiquei de quem manda.. O meu wlm tem a mania se fechar automaticamente quando quer e bem lhe apetece, portanto acho que o windows tambem se manda, LOL.

born2hack
25-02-2008, 14:12
MUDASTI! LOOOOL.

Eu tenho esperança que o XP SP3 venha reparar algumas falhas graves do XP, especialmente a gestão da RAM, pois acho muito chato a máquina ter 3GB de ram e o XP acusar que lá estão 3GB mas não ter maneira nem que seja artificial, de gerir toda a RAM.

As boards suportam 4GB há bues e afinal o XP quando come os 2GB fica a pastar e não deixa um gajo abrir mais programas etc...

Às tantas tens o start edition, que só permite 3 programas abertos em simultâneo...

DJ_Alex
27-02-2008, 02:25
Não, eu tenho um MAC que não da pa meter mais que 1GB de ram, loooooooool

O que se passa é que o Windows Vista sim tira proveito de 4GB mesmo em sistemas 32bits e o XP SP2 não consegue mastigar bem mais do que 2GB de ram. Ao fim de uns dias da máquina estar ligada e de ter comido a vontadinha os 2GB, começa a ficar marada e não te deixa abrir mais nada por falta de RAM mas não chegou ainda a comer os 3GB mas sim apenas 2.... Detecta a RAM mas não a gere bem e já lí coisas acerca disto em vários sites na net, inclusive sites oficiais de marcas de memórias RAM.

As proprias marcas de ram não aconselham o ppl meter mais do que 2GB no XP e meter 4GB no Vista.... capiche? :2cents::comprage1

born2hack
27-02-2008, 09:48
Eu tenho um pc que não leva mais que 16MB de ram!! loooooooool

Hás-de me explicar (e a toda a comunidade, deve haver mais alguem interessado...) como é que um sistema 32Bits endereça 4Gb de memória... pelos vistos a informática está toda errada, tu não.. right *-)

Exc4libur
27-02-2008, 10:21
Acho que nem lhe provando ele vê que, 32bits= até 3.3Gb e 64bits= até 128Gb.