PDA

Ver Versão Completa : Fenomeno sobrenatural

fox
20-05-2005, 07:21
Saudações...

Como alguns devem saber ou ter ideia, estou longe do meu PC, mt longe até. Assim não tenho acesso directo a ele e o k me contam é baseado sobretudo em dados empiricos.

O k se passou foi k, enquanto minha irmã estava a jogar, o PC deu um "estralo" e o dijuntor saltou!

Conclusão, fonte nova e toca a testar. Resultado: o PC não arranca e o dijuntor salta na mm.

A próxima etapa é testar as drives e o controlador de ventoinhas. Mas se alguém já teve uma experiência parecida, era uma ajuda mt grande.

Desconfio mt do controlador, mas não sei até k ponto não poderá ser da mobo. Acho no entanto, k fazer saltar o dijuntor, será mt para a placa mãe. Mas tb não tenho ideia nenhuma do k poderá ser.

Assim, colokem as vossas ideias, a ver se depois dou intruções ao pessoal que anda perto do bicho.

Obg dd já.

paulo
20-05-2005, 09:11
primeiro tenta mudar de ficha de eletriçidade , para disparar o dijuntor é que está a fazer curto circuito, desliga o monitor e vai experimentando com cada um dos perifericos do computador um a um .

fox
20-05-2005, 09:36
Só acontece quando se liga a caixa, ou seja quando se liga o PC. Monitor e restantes periféricos tão fora de kestão. Foi experimentado noutra tomada.

Digamos k foi tudo experimentado, isolando o problema dentro da caixa...

Luizito
21-05-2005, 17:37
eu ja tive algo parecido o teu...era a fonte k tava fdd bastava ligar a fonte so pa testar...e o dijuntor saltava...lol estranho

sandro
21-05-2005, 18:45
Para o dijuntor saltar é que houve um aumento brusco na Amperagem do sistema eléctrico da tua casa..

Isto pode ter 2 razões:

-> Algo está a consumir muita energia lá em casa.. E quando ligas o pc, é a gota de água para o sistema (já me aconteceu aqui em casa quando andámos em obras: se a betoneira estivesse ligada e se ligássemos seja lá o que fosse, o sistema disparava)..
-> O aumento da amperagem é dada pela lei de Ohm: mantendo a resistência, a amperagem salta (infinito) se a diferença de potencial tender para 0.. Logo isso significa um curto circuito por aí.. :skull:

Se a fonte e respectivos cabos estão bons (já tentaram ligar a fonte sem a mobo?), só resta a motherboard ou algum componente que seja ligado à fonte..

Recomendaria ligar o pc com o minímo para arranque (fonte, motherboard, cpu, memória e gráfica) e ver se ele arranca e faz o POST. Se sim, o problema está num outro componente.. É questão de ir ligando até quebrar novamente.. Como não estás perto do pc, pergunta se estão a ligar os cabos de forma correcta.. Não seria a 1ª vez que tentam ligar um HD com o cabo de alimentação ao contrário (já vi, acreditem)..

Boa sorte..

fox
22-05-2005, 12:26
Sem kerer parecer mal agradecido, vou tentar fazer o apanhado do k já tinha comentado nos ultimos posts e k respondem ao post do sandro.

Como já tinha referido, consumo de energia exacerbado está fora de contexto pk foi testado noutras tomadas (outros dijuntores e até a maior parte do material k pucha pela linha, desligado) e não tem 1 mês estive a jogar PS2 com a TV e a consola ligada na mm tomada k o PC estava ligado. Se bem k ainda não tivesse referido isto, foi a primeira coisa k ocorreu ao pessoal, pois afinal de contas, é casa de electricistas.

Realmente, o k falta agora, já k o problema não está na fonte (como já referi, experimentaram com outra fonte e o resultado foi o mm), é testar as drives e o controlador e tentar seguir o caminho normal para quando não se sabe o k está mal: ligar o pc com o minimo de componentes e ir ligando aos poucos. Era isso k keria dizer no outro post quando disse:

A próxima etapa é testar as drives e o controlador de ventoinhas. Mas se alguém já teve uma experiência parecida, era uma ajuda mt grande.

A kestão é k eu simplesmente não confio em pessoas, k mm tendo mt boa vontade, não sabem distinguir a placa gráfica da placa de som... dito isto, e tentando dar a ideia geral do objectivo k pretendia com esta thread, era ver se alguém já tinha tido um problema do género para depois "instruir" o pessoal.

Como disse no inicio, não kero parecer mal agradecido e o intuito deste post foi clarificar a minha frágil propensão para a lingua portuguesa.

Obg

Denzil
22-05-2005, 14:34
Passar por lá ;)

fox
23-05-2005, 17:09
Bem, problema resolvido e as minhas premonições corresponderam ao k foi descoberto.

Era então o diacho do controlador de fans. Acho k vou pedir uma indemnização à entidade k mo vendeu. :)

Agora falta arranjar uma fonte e um controlador novo.

Obg a kem postou!

Denzil
23-05-2005, 17:14
Era por acaso algum Nexus ? :confused:

fox
23-05-2005, 17:15
Yep... esse mm!

Denzil
23-05-2005, 17:18
:wow: deve ser algum defeito, se quiseres posso trocar ;) era cinza não era?