PDA

Ver Versão Completa : Novo Videocast - Episódio 2

sandro
03-05-2008, 22:27
O novo videocast da Madtech, desta feita sobre as novidades do Ubuntu 8.04 está aí:

-> Download do Videocast (http://astronomiamadeira.net/revirewfinal.wmv)

O videocast tem a duração de 11min, contém imagens e 8min de demonstração em vídeo das principais novidades deste SO.

Foram utilizados os novos recursos audio, nomeadamente microfone sennheiser MD42 e mesa da Kool Sound ZS 6-2, pelo que em nome da Madtech agradeço o apoio dado pela Rádio Liberdade (http://www.radioliberdade.pt) nesta matéria.

Denzil
03-05-2008, 23:05
Opcionado lol invés de optado e a "sim sr" partiram-me todo :D

Zdan
03-05-2008, 23:31
.... pensava k ia ver as vossas fuças e afinal nada, devia ser uma tranmissao ao estilo rtpm :P

sandro
03-05-2008, 23:35
Boas

O que impressiona é a fluidez do ubuntu, vejam a velocidade com que abre o GIMP por exemplo :D

Denzil
03-05-2008, 23:38
Aquilo até foi o first boot do mesmo, em que carrega os plugins todos antes de arrancar... nada mau. Faltou mencionar outras novidades, mas como também não queriamos nos alongar muito, fica ao cargo do utilizador explorar melhor :)

Zdan
03-05-2008, 23:44
pa, akilo a modos k me interessou, agora as minhas duvidas, fichieros office gravados dá apra abrir em windows? tem algum programa de torrent? existe algum programa tipo MyPhoneExplorer que funcione no ubuntu?

onde é k saco o menino?

sandro
03-05-2008, 23:46
Boas

1. Sim, basta escolheres para gravar em formato Microsoft (doc ou docx etc);
2. Sim :) Já vem incluído;
3. Não sei o que é isso :P
4. http://www.ubuntu.com/

Have fun ;)

Zdan
03-05-2008, 23:50
http://en.wikipedia.org/wiki/MyPhoneExplorer

Denzil
04-05-2008, 00:04
Aí mesmo no Wikipédia tens como configurar esse software para correr através do Wine, que executa código Windows para linux :)

Zdan
04-05-2008, 00:06
sim, mas há relatos a dizer k dá e outros a dizer k nao dá...
e ja agora... msn é mentira certo?

Zdan
04-05-2008, 00:24
ja encontrei, kmess.org

> ervas <
04-05-2008, 01:07
Para MSN usas o Pidgin, que já vem instalado, falta-lhe algumas funcionalidades do MSN (p2p, mensagens offline, etc), mas funciona bem no essencial.

Mas a melhor parte foi o final da review do Ubomcu... (i think i saw a pussy...cat)

Zdan
04-05-2008, 01:30
tou a fazer um testdrive disto na demo e devo dizer k tou mesmo admirado com a velocidade (e a correr de cd) e extremo bom aspecto, nada a ver com o redhat k usei á uns 10 anos atras

thehand
04-05-2008, 09:11
Podiam qq dia fazer uns tutoriais em vídeo :)

Zdan
04-05-2008, 10:38
bem... rendime... windows desinstalado

Denzil
04-05-2008, 11:28
Qualquer dúvida, podes recorrer aqui ou então aos fóruns mesmo do Ubuntu, o pessoal lá também é bastante prestável: http://www.ubuntuforums.org

> ervas <
04-05-2008, 12:59

Para que depois não digas que ninguém te avisou... vais te arrepender...

sandro
04-05-2008, 13:51
Podiam qq dia fazer uns tutoriais em vídeo :)

Desculpa, mas tenho de dizer ;)

Da outra vez eram os "hums" e que era chato de morte e sobre este não tens nada de positivo (ou negativo) para dizer?

Agradeço as sugestões, os tutoriais eram porreiros sim sr, mas a ideia do videocast era para ser feito por todos (e não só sobre o ubuntu) e até agora, desde que se começou a falar destas coisas, só duas pessoas fizeram alguma coisa.

E o resto do pessoal? Sabem usar a net para descarregar jogos e patches mas não sabem procurar um programa para gravar som ou imagem?

Desculpa o desabafo.

fox
04-05-2008, 15:00
Muito bom!

Sim Sr., Sim Sr.!!

Bom trabalho! Para quem não usa o ubuntu já do 5.10, é engraçado ver todas as melhorias que já acrescentaram em tão pouco tempo. Dá pica para instalar!

Parabéns a ambos!

Denzil
04-05-2008, 21:20
Então como é q está a ser a experiencia? :)

Denzil
04-05-2008, 21:27
Para que depois não digas que ninguém te avisou... vais te arrepender...
Depende do uso que ele der do PC. Se ele utiliza o PC só para jogar, e se joga jogos DX dependentes, sim, irá se arrepender. Fora desse ambito, penso que ele passa bem sem o Windows, há sempre alternativas ao software Windows.

Agora, é como tu dizes:
"se tenho tudo para o Windows, porquê é que irei me chatear a procurar, compilar, aprender coisas para Linux?"

Se ele pensar da mesma forma, certamente já deve ter voltado a instalar o Windows. Senão, deve estar ás apalpadelas no mundo OpenSource... Depois das apalpadelas é que vem o melhor :D

Zdan
05-05-2008, 01:36
resumindo, net pareceme mais rapida, nao tenho problemas por causa do router, nao me xateio a instalar drivers,
entretanto mandei o link do video a usn amigos meus k depois vieram ca a casa testar o SO e axaram o ideal.
quanto a jogos, http://www.linuxsoft.cz/en/sw_list.php?id_kategory=23 tem aki de kilo e podem ate nao ser coisas do outro mundo mas para entreter serve muito bem.
so tem uma coisa que nao gosto, é rapido demais a iniciar, nao dá tempo de ir dar uma mija...

> ervas <
05-05-2008, 11:20
Mantenho a palavra... jogos de kilo freeware tb existem para o windows, se achas o Ubuntu mais rápido, deves ter o teu windows cheio de bloat, drivers tb não vejo o que hoje em dia não é detectado pelo windows... mas em vez de fazer a habitual guerra de não perceber o porquê de usar linux quando se pode tudo (windows), vou felicitar a decisão pelo open-source, espero que o ubuntu te sirva bem, é o rumo a seguir...

E pelo menos, quem o usa não se sente pesado por estar a "roubar" a "pobre" da MS...

Mas a sério, por mais que digas que não vais usar mais o windows não acredito. Isto é, a não ser que o teu PC seja somente um "browser" (onde mesmo assim preferia o Windows).

fox
05-05-2008, 12:10
Ervas AKA Velho do Restelo!

born2hack
05-05-2008, 12:12
E depois não defende o windows... ele já disse que para o que ele precisa é a melhor oferta que existe. Ainda bem que assim é.
Agora falta um video cast com o macos, que o denzil poderia fazer :)
Reviews de jogos e tal também não era mau :) Quando eu tiver o Kane's Wrath até que posso fazer (escrito claro).

> ervas <
05-05-2008, 13:09
Ervas AKA Velho do Restelo!

E ele não tinha razão?? :icon16:

fox
05-05-2008, 14:01
E ele não tinha razão?? :icon16:

Quem não arrisca não petisca!
E até que petiscamos por uns largos anos!

> ervas <
05-05-2008, 14:33
Quem não arrisca não petisca!
E até que petiscamos por uns largos anos!

Petiscamos? Morreram montes de homens (os pobres) para que os ricos pudessem comer com especiarias! Grande ganho! Ah! desculpa! Esqueci-me que a Índia é nossa, certo???

Bem, mas evitando a comparação de alhos com bugalhos, neste caso não existe o petisco! Afinal de contas, vai ficar com um sistema mais limitado, mais instável (ninguém que sequer comente nesta que o próprio Zeon tinha a prova disso cá no trabalho!), e menos funcional! Qual é o petisco por arriscar?

O Zdan por enquanto tá entusiasmado com um SO diferente, diverte-se aprendendo um pouco de Linux, etc... mas não demora muito que vai perceber que tudo o que tem no Linux tem no Windows (incluindo o software livre) e ainda tem mais!

Mas não deixo de reconhecer as vertentes boas do Ubuntu, além de ser completamente livre, não precisa de raiz do "fine-tuning" de que o Windows beneficia, que nem é essencial, pois a principal culpa é da maioria da população que pensa que o Windows só funciona com 2 anti-vírus, 3 anti-spywares, 10 packs de codecs de audio/video, etc, etc... Tenho que dizer que fortalecem bastante na paranóia, na segurança nem por isso... mas é assim que se sentem bem. Sempre usei Windows sem anti-virus e similhares (inclusive no trabalho) e nunca tive problema algum. De certeza que não preciso de instalar aplicações que monitorizam tudo e todos e metem o windows lento de crl só para me dizer que o anexo com a paxaxa da britney pode ser perigoso! No shit!

Estou agora a usar Vista Ultimate 64, tirei toda a porcaria desnecessária (UAC, defender, etc), e não quero outra coisa. Funciona bem , é rápido, é bonito, e mais importante, faz tudo o que preciso ou possa precisar. Não precisa de chaves, hacks, cracks, nada! Deixei a instalação do XP, mas até agora não tive necessidade de a usar.

Enquanto puder ter o Windows pelo preço que me custa, é windows all-the-way, quando isso não for possível, então dou as boas-vindas ao Linux, pois não há melhor na relação preço/funcionalidade.

fox
05-05-2008, 17:30
Oh grande Ervas, diz-me lá quando é que as coisas nunca foram assim? Em que terra e em que épocas as coisas não foram assim? Seria realmente melhor terem ficado em casa a pescar e kem sabe com a mesma "vontadinha" ainda eramos um anexo... lá gasolina barata iamos ter!

Mas enfim... alhos e bugalhos!

A maior parte da população pensa que ir ao google por "zuma crack" e carregar no primeiro banner indutor de ataques epilépticos é seguro porque tem firewall e AV instalados...

Deixa-o experimentar, pode ser que tome gosto, pode ser, sei lá, numa hipótese daquelas que se compara à previsão das teorias quanticas de que podes atravessar uma parede intantaneamente, que até seja suficiente para ele e que não volte ao windows.

Como já conheço pessoalmente o zdan, se bem que tenho falado pouco com ele ultimamente, não acredito muito que fique pelo ubuntu. A pulguinha para voltar a jogar títulos AAA vai ser maior que a maçada de instalar o windows novamente.

Essa tua mensagem conformista e reaccionária não vai bem com o nick :P

Revan
05-05-2008, 19:49
Bem acabei por não me ficar definitivamente pelo Ubuntu.

Esta versão tem alguns problemas, ou melhor, a mim deu-me alguns problemas. Como exemplos:

- Performance gráfica - Um desgraça, os drivers para a minha ATI Radeon 9200 não são la muito bons. Fazer scroll numa pagina é como ver um slideshow, e nem falar da mexer com janelas de um lado para o outro.

- Performance de uma forma geral. Algo que notei. Em relação as ultimas versões que usei do Ubuntu, a performance piorou. Isto é irritante porque uma das coisas que mais odeio no Vista é a fraca performance, e parece que o Ubuntu, que diz que traz nova vida às maquinas antigas, resolveu seguir a moda.

- Os tipos de letra (Fonts) escolhidos são muito maus. Bem sei que isto modifica-se relativamente bem, mas para um sistema que se auto-denomina user-friendly não é concerteza algo que dê pontos.

Mantenho o Ubuntu ainda instalado em dual boot com o Windows XP (usei Tiny XP Platinum 2 da eXperience, muito bom). Vou esperar que os tipos da Canonical façam alguma coisa para melhorar o sistema e eu possa voltar ao Ubuntu.

Sinto uma desilusão, porque estava realmente pronto para me mudar de vez para o mundo linux. Enfim, dias melhores virão.

born2hack
05-05-2008, 20:25
Tás a usar os drivers 3d Party ou os ranhosos que vem de origem (os 3d party nao podem ser incluidos de origem por causa de direitos de autor, antes que alguem venha mandar biscaites).
A performance não me posso queixar, mas suponho que cada caso é um caso.
Tipos de letra, tens o AA activo? Nos vários ecrâs que já usei nunca notei nada de anormal (o problema também pode tar relacionado com os drivers da grafica).

Revan
05-05-2008, 20:30
Tás a usar os drivers 3d Party ou os ranhosos que vem de origem (os 3d party nao podem ser incluidos de origem por causa de direitos de autor, antes que alguem venha mandar biscaites).
A performance não me posso queixar, mas suponho que cada caso é um caso.
Tipos de letra, tens o AA activo? Nos vários ecrâs que já usei nunca notei nada de anormal (o problema também pode tar relacionado com os drivers da grafica).

Tou a usar o que veio com a instalação.

Em versões anteriores não tive estes problemas. :\

born2hack
05-05-2008, 20:49
Verifica então nos "restricted drivers" (controladores restritos em português salvo erro) e verifica se existe algum driver que não esteja seleccionado.

Denzil
05-05-2008, 21:07
Para instalares os drivers proprietários ATI:
apt://xorg-driver-fglrx - basta clicares neste link, ele deve pedir para fazer a instalação.

Em relação ás fontes, são as mesmas que tinham nas versões anteriores, só estão é a utilizar um "ClearType" diferente. Para obteres um tipo de letra mais redondo e legível, vais ás opções de Appearance -> Fonts -> Activas a ultima opção da direita, no fundo e carrega Advanced e escolhe "Slight". Disfruta de uma renderização que é considerada das melhores por muitos (O Sandro é testemunha de como fica aqui :)).

Revan
05-05-2008, 21:10
Obrigado pela ajuda.
Por acaso encontrei umas guias para resolver problemas no ubuntu com as ATI.

Agora não tenho tempo de ver isso porque tenho de sair. mais tarde. :p

born2hack não tenho drivers proprietarios nenhums.

Zeon thx, poupaste-me tempo para procurar essa opção.

E vou dar uma olhada ao link logo que puder.

Denzil
05-05-2008, 21:13
Obrigado pela ajuda.
Por acaso encontrei umas guias para resolver problemas no ubuntu com as ATI.

Agora não tenho tempo de ver isso porque tenho de sair. mais tarde. :p

born2hack não tenho drivers proprietarios nenhums.

Zeon thx, poupaste-me tempo para procurar essa opção.

E vou dar uma olhada ao link logo que puder.

Infelizmente, a ATi no que diz respeito a drivers para Linux são sempre um caraças. No entanto, fiquei surpreendido que com esta versão do Ubuntu, só tive de instalar esse pacote dos drivers restrictos e voilá, compiz na sua glória, nada de lentidões :) No meu desktop, isso foi a única coisa que tive de instalar (porque são proprietários os drivers, logo não pode ser instalado durante a instalação do Ubuntu) porque de resto, tenho tudo a funcionar, inclusivé 5.1 na Audigy 2 ZS, placa de rede wifi com WPA+WEP.

PS: Tenho uma ATi X1950 Pro no desktop.

http://howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-8.04-lts-hardy-heron

Tens aqui também um guia de como instalar o Ubuntu, passo a passo, até a sua optimização ;)

Denzil
05-05-2008, 22:04
resumindo, net pareceme mais rapida, nao tenho problemas por causa do router, nao me xateio a instalar drivers,
entretanto mandei o link do video a usn amigos meus k depois vieram ca a casa testar o SO e axaram o ideal.
quanto a jogos, http://www.linuxsoft.cz/en/sw_list.php?id_kategory=23 tem aki de kilo e podem ate nao ser coisas do outro mundo mas para entreter serve muito bem.
so tem uma coisa que nao gosto, é rapido demais a iniciar, nao dá tempo de ir dar uma mija...
http://www.madtech.com.pt/noticias.php?idn=554

Não sei se te lembras, mas já cheguei a colocar numa notícia na homepage sobre os melhores jogos para Linux, dá uma olhada ;)

Revan
05-05-2008, 22:20
pah que azar. Encontrei um programa para detectar e instalar os drivers mas diz:

EnvyNG - Version 1.1.1
Ubuntu Hardy 32bit
Your graphic card has been detected as a ATI Radeon 9250/9200 Series
Your graphic card is supported by the legacy Driver
EnvyNG ERROR: ATI's legacy driver does not support your operating system

Conseguir melhorar um pedaço a performance ao cortar com os efeitos, mas ainda assim não tá suficiente do meu ponto de vista. Mais tarde tento.

Denzil
05-05-2008, 22:29
Esse script do Envy nunca atinei com isso. Melhor instalares directamente do repositório os drivers dados pela Canonical.

Revan
05-05-2008, 23:45
Para instalares os drivers proprietários ATI:
apt://xorg-driver-fglrx - basta clicares neste link, ele deve pedir para fazer a instalação.

Em relação ás fontes, são as mesmas que tinham nas versões anteriores, só estão é a utilizar um "ClearType" diferente. Para obteres um tipo de letra mais redondo e legível, vais ás opções de Appearance -> Fonts -> Activas a ultima opção da direita, no fundo e carrega Advanced e escolhe "Slight". Disfruta de uma renderização que é considerada das melhores por muitos (O Sandro é testemunha de como fica aqui :)).

:(
pouca sorte.
Notas do fglrx:

* Não suporta : FireGL 8800/9200, Radeon 8500/9000/9100/9200/9250

:swear:

Denzil
05-05-2008, 23:55
Se fizeres isto no terminal:

glxinfo | grep rendering

O que é que te dá?

Para poderes configurar o Compiz mais fácilmente:
apt://simple-ccsm

Tens aqui um guia que pode te ajudar:
http://howtoforge.com/compiz-fusion-ubuntu-8.04-ati-mobility-radeon-9200

Segundo parece, este link tem o que precisas:
http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=1585558&postcount=55

Boa sorte :)

Revan
05-05-2008, 23:58
Tou a instalar o open source a ver se tenho sorte.

por isso com esse comando já não vai mostrar se tenho o lgfrx.

tou a seguir isto.
https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver#head-de8fa92c38d23a0a45d2ac513a4e5bb85ac9e919

Denzil
06-05-2008, 00:06
O glxinfo diz-te apenas se tens o rendering activo ou não :) E isso funciona com qualquer driver.

Revan
06-05-2008, 00:25
isso tenho... nem experimentei o comando. Assumi que ia dizer se tinha ou não o tal driver. lol

Mas noto ligeiras melhorias, agora.
Ainda tenho um problema.

Quando tou a ouvir musica, seja no amarok ou no rhythmbox se começo a abrir um programa ou dois ele começa a encrencar... :\

tou a ver que devido a estes problemas de hardware, o ubuntu não vai ser para mim.. :X

> ervas <
06-05-2008, 11:35
Vocês que não pensem que isso são falhas do Ubuntu, isso é feito propositadamente para que o utilizador não fique aborrecido sempre a produzir ou a divertir-se com jogos quando pode perder o tempo todo a meter essa *?*&*#!* a funcionar como deve ser!

Vocês ouvem o Zeon a dizer maravilhas do Ubuntu, mas não sabem que ele adora de passar pelo que ninguém gosta...

Mas é melhor assim, vocês que experimentem e comprovem o que vos disse desde o início, claro que em mim não acreditam porque acham que sou Windows fanboy! Divirtam-se então a perder o vosso tempo!

born2hack
06-05-2008, 12:05
Dá mesma maneira que há users com problemas em windows ou mac, também os há em linux. Com o hardware que tenho actualmente nunca tive nenhum problema, em nenhum so (excepto a webcam que nao e detectada em win64), mas cada caso é um caso.
O que não falta na net são exemplos de users com problemas em windows.

> ervas <
06-05-2008, 12:08
Tal e qual como o Revan que no mesmo hardware, em poucos dias, ainda nem conseguiu por o Ubuntu a funcionar com os serviços mínimos, enquanto sempre usou Windows! Boa comparação!

Revan
06-05-2008, 13:44
O Ubuntu funciona com serviços minimos. Não é satisfatorio pra mim, é esse o problema.

Problemas com hardware no Windows, ja tive, e ainda tenho. Resolvi foi quase todos.

> ervas <
06-05-2008, 14:09
O Ubuntu funciona com serviços minimos. Não é satisfatorio pra mim, é esse o problema.

Problemas com hardware no Windows, ja tive, e ainda tenho. Resolvi foi quase todos.

Desenvolve...

Revan
06-05-2008, 14:16
hardware no windows?

Actualmente apenas tenho problemas com a grafica. Ta 90% resolvido. Só não tá a 100% porque penso que há de ser do hardware o problema. Mas não é grave. Depois no final da semana, ou logo que tiver vontade, meto outra grafica que tenho aqui. (Igual lol)

Ja tive problemas com a Motherboard e isso era culpa do Windows. :\ Mas la consegui resolver.
Update à bios resolveu.

> ervas <
06-05-2008, 14:18
Não percebi nada... descreveste problemas de hardware e estás a atribuir a culpa ao windows???

Ja tive problemas com a Motherboard e isso era culpa do Windows. :\ Mas la consegui resolver.
Update à bios resolveu.

Como é que um update à bios resolve um problema do Windows??

born2hack
06-05-2008, 14:29
Então provavelmente tens hardware defeituoso, pois se estás a ter problemas em dois SOs diferentes, a coincidencia já é muita.

> ervas <
06-05-2008, 14:50
Concordo

Revan
06-05-2008, 15:24
Não percebi nada... descreveste problemas de hardware e estás a atribuir a culpa ao windows???

Como é que um update à bios resolve um problema do Windows??

Aqui as uns tempos(anos) quando instalei o Service Pack 1 o meu PC ficou lento (muito lento). Tentava reinstalar sem Service Pack 1 e funcionava, tentava com o SP1 ficava lento. Até que depois de ter tentado actualizar todos os drivers, sem sucesso, resolvi fazer um update à BIOS e deixei de ter problemas.

Então provavelmente tens hardware defeituoso, pois se estás a ter problemas em dois SOs diferentes, a coincidencia já é muita.

Os problemas é que são diferentes os problemas. Primeiro a performance gráfica no Windows tá boa, e alias os problemas que tive no Windows consegui resolver fazendo uns tweaks nas definições (right click - Settings - Advanced) (ainda assim não a 100%). Mas até pode ser que tenha mesmo a gráfica defeituosa. Não ponho isso de parte, como disse logo que tiver vontade instalo outra gráfica que tenho aqui e tiro logo as duvidas (esta semana). Depois digo qualquer coisa acerca disso.

Falando de Linux, também tenho praki o OpenSUSE. se ao não conseguir resolver probs que tou a ter com o Ubuntu, mesmo depois de mudar a grafica vou tentar esse.

> ervas <
06-05-2008, 16:01
Aqui as uns tempos(anos) quando instalei o Service Pack 1 o meu PC ficou lento (muito lento). Tentava reinstalar sem Service Pack 1 e funcionava, tentava com o SP1 ficava lento. Até que depois de ter tentado actualizar todos os drivers, sem sucesso, resolvi fazer um update à BIOS e deixei de ter problemas.

Isso indica que o SP1 estava a tentar uma funcionalidade que o XP sem SP1 não usava. Ao actualizares a BIOS, estás a actualizar o código da Motherboard, por isso estás a resolver um problema que não é do Windows, mas sim de hardware (para ser mais correcto é um problema de firmware que é o software do hardware, por isso classifiquem onde acharem mais razoável).

Revan
06-05-2008, 16:44
Podem chamar o que quiserem, a cena é que o hardware deixou de funcionar correctamente apos um update do Windows.

Alias houve muita gente na altura que tinha problemas apos instalar o service pack 1, porque andei a procura de informação sobre como resolver o problema e não encontrava, via era muita gente com problemas de varios tipos de hardware.
O proprio site da minha MB não fazia qualquer menção que o update a bios resolvia problemas com o SP1. Foi por acaso.
Mas enfim coisas que acontecem. Resolvi o problema e é o que me interessa.

Denzil
06-05-2008, 22:55
Nunca disse que o Ubuntu é perfeito, longe disso.

Invés de andarem a discutir que o Windows é melhor, o Ubuntu é melhor, o MacOS é melhor, se calhar faziam uma pesquisa para ajudar o rapaz. Hum espera... é considerado perder tempo pesquisar como resolver problemas no vosso computador. Já o faço desde a altura do MS-DOS!

Revan: Quais são as caracteristicas dessa máquina? Gráfica já vi que tens uma ATi 9200 (é a versão SE? ou é outra versão qualquer?). Para veres qual é a gráfica:

lspci | grep AT*

Suponho que em termos de performance gráfica, é devido mesmo á gráfica que tens (o modelo RV280 aparentemente é problemático, sendo mesmo incompatível com o Compiz), ou então fanaste de tal forma o sistema com a instalação dos drivers da ATi que isso não está a 100%.

Denzil
06-05-2008, 22:57
Vocês ouvem o Zeon a dizer maravilhas do Ubuntu, mas não sabem que ele adora de passar pelo que ninguém gosta...

Não te percebi, explica-te melhor sff.

Zdan
06-05-2008, 23:22
Nunca disse que o Ubuntu é perfeito, longe disso.

Invés de andarem a discutir que o Windows é melhor, o Ubuntu é melhor, o MacOS é melhor, se calhar faziam uma pesquisa para ajudar o rapaz. Hum espera... é considerado perder tempo pesquisar como resolver problemas no vosso computador. Já o faço desde a altura do MS-DOS!

Revan: Quais são as caracteristicas dessa máquina? Gráfica já vi que tens uma ATi 9200 (é a versão SE? ou é outra versão qualquer?). Para veres qual é a gráfica:

lspci | grep AT*

Suponho que em termos de performance gráfica, é devido mesmo á gráfica que tens (o modelo RV280 aparentemente é problemático, sendo mesmo incompatível com o Compiz), ou então fanaste de tal forma o sistema com a instalação dos drivers da ATi que isso não está a 100%.

eu tb tenho os drivers da ATI e nao fez mal nenhum, ta ás 1000 maravilhas

> ervas <
06-05-2008, 23:30
Não te percebi, explica-te melhor sff.

Tu achas piada a pesquisar meia internet e a fazer scripts para resolver problemas no linux. Noutras palavras, és um comum 'geek'. Os restantes 90% dos utilizadores não quer fazer nada disso, quer é ter tudo a funcionar sem ter que fazer nada.

Quanto à batalha do melhor SO, isso não me interessa, comentei porque o Zdan ouviu o videocast, gostou da tua conversa, instalou o Ubuntu e removou logo o Windows. Como boa pessoa que sou, avisei de que se ia arrepender porque o SO que tinha (Windows) fornece um nível de funcionalidade superior ao Ubuntu, e no meu ver (só meu), é uma má opção. Mas obviamente que até pode se sentir perfeitamente satisfeito com o que o Ubuntu lhe der.

Revan
07-05-2008, 02:08
Tu achas piada a pesquisar meia internet e a fazer scripts para resolver problemas no linux. Noutras palavras, és um comum 'geek'. Os restantes 90% dos utilizadores não quer fazer nada disso, quer é ter tudo a funcionar sem ter que fazer nada.
Desde quando é que isso acontece no Windows?

Zdan
07-05-2008, 07:25
e estou

> ervas <
07-05-2008, 11:54
Desde quando é que isso acontece no Windows?

Tás a brincar?? O que entendes por ter o PC a funcionar e disponível?? Existem milhões de iliterados a usar Windows neste planeta, sem ter que alterar nada (e mesmo sem saber, se o quisessem fazer). Isso é disponibilidade. O Linux ou funciona com o que tens e precisas (é bom que não seja muito), ou tens que percorrer o caminho "geek".

Tu tiveste problemas de hardware e culpas o Windows por não teres o teu PC a funcionar como deve ser. O Linux, como estás a provar, não te vai resolver nada se o problema está no hardware e não no Windows.

Nunca pensaste porque raio o Windows custa tanto e tem 90% dos utilizadores do planeta e o Linux (ou Ubuntu, especificamente) que é grátis, não tem nem 2% ???

O campo onde o Linux é forte é nos servidores, pois é leve, rápido, seguro (tb existem exploits, como nos outros, mas regra geral são resolvidos mais rapidamente e o linux não é alvo de ataque), e a configuração e manutenção é feita por indivíduos qualificados (geeks).

O Ubuntu é um grande passo em frente na usabilidade do Linux em desktop, mas por mais que queiram dizer que tá melhor que os outros (Windows e MacOS), simplesmente não está. Vai melhorando sim, mas não é melhor.

Não critico ninguém por instalar e testar, e se entenderem que devem deixar o Windows, claro a decisão é vossa, mas nada me impede de avisar que é má opção deixar só o Ubuntu, a não ser que as vossas necessidades sejam básicas.

Não se esqueçam também que o software livre também funciona (e bem) no Windows. Cá no trabalho uso GIMP para edição gráfica, Open Office para documentos, etc... mas o Windows ninguém nos tira!

Denzil
07-05-2008, 14:06
Acho que ninguém aqui disse que era melhor do que o Windows. Além disso, o melhor SO é aquele que te permite trabalhar e utilizar sem teres de te chatear. Sim, já sei, o Ubuntu é neste campo muito inferior ao Windows, mas está a melhorar imenso. Basta ver o aumento de compatibilidade crescente, principalmente em portáteis. Se reparares, é muito aqui que o Ubuntu tem tido maior valor, visto que detecta quase tudo automáticamente.

Revan
07-05-2008, 14:22
Tás a brincar?? O que entendes por ter o PC a funcionar e disponível?? Existem milhões de iliterados a usar Windows neste planeta, sem ter que alterar nada (e mesmo sem saber, se o quisessem fazer). Isso é disponibilidade. O Linux ou funciona com o que tens e precisas (é bom que não seja muito), ou tens que percorrer o caminho "geek".

Tudo a funcionar sem ter de fazer nada. Essa ta boa.

Sem ser as instalações Windows OEM (nos últimos anos), tens de instalar drivers, se quiseres obviamente tirar partido do hardware.
Qual o software incluído?
IE, WMP, PAINT.
Não tens ferramentas de produtividade, a não ser que consideres o Notepad/Wordpad um ferramenta de produtividade.
O pc dos "iliterados" antes de chegar ás mãos deles, nas lojas já foram configurados (ou por alguém com um pouco de conhecimento). Nas (poucas) empresas que vendem Linux (seja qual for a Distro), não achas que eles vendem aquilo já configurado como deve ser?

...

O Ubuntu é um grande passo em frente na usabilidade do Linux em desktop, mas por mais que queiram dizer que tá melhor que os outros (Windows e MacOS), simplesmente não está. Vai melhorando sim, mas não é melhor.

Nunca disse que era o melhor. Melhor é relativo a cada um, dependendo do quer fazer com o sistema.

...

Não se esqueçam também que o software livre também funciona (e bem) no Windows. Cá no trabalho uso GIMP para edição gráfica, Open Office para documentos, etc... mas o Windows ninguém nos tira!

Continuado o que disse mais acima:
Esses programas vieram com o Windows?
Prova apenas o que disse.

.....

born2hack
07-05-2008, 14:53
Posso dizer que pa semana vou instalar o vista no portátil, mas vou ter que arranjar drivers se quiser o portatil a funcionar como deve ser (teclas de atalho, placa gráfica, pcexpress (ou la como se chama, semelhante ao pcmcia), wireless, etc).
Ubuntu já sei que só vou ter que instalar e correr o apt-get update e tá feito. Ou seja, vou perder mais tempo com o vista do que o ubuntu. Então porquê instalar o vista? Porque o hellgate não funciona no ubuntu :p

> ervas <
07-05-2008, 14:54
Um pequeno à parte, nunca deves referir que provas isto ou aquilo porque nós aqui não estamos a ver quem tem ou não razão nem a discutir um processo juridicamente. Nós no fórum discutimos os nossos pontos de vista e a tecnologia em geral. A mim pelo menos não interessa nada que me digam "sim, tens razão", somente partilho o meu ponto de vista com todos.

Agora, continuando, se os iliterados fossem a comprar PC's com Ubuntu, achas que eram eles que iriam instalar o software? E se o software é pré-instalado por um técnico, este pode perfeitamente incluir o mesmo leque de software que vem com o Ubuntu, se assim o entender (basta fazer uma imagem do SO com o software por cada configuração de hardware para simplificar o processo).

Depois, qualquer peça de hardware que compres, ou um iliterado, como estamos a referir, vem acompanhada SEMPRE de software Windows, em que basta inserir o CD na drive (como vem nos desenhos) e que é instalado automaticamente, sendo o processo mais difícil ter que carregar num botão "seguinte". O mesmo não acontece no Linux, ou tens suporte nativo (e sempre com funcionalidades limitadas comparado aos drivers Windows), ou tens que descobrir forma de o instalar. Muitas vezes, a única forma que tens de o fazer é compilando os drivers e isso nem penses que um iliterado vai fazer.

Quanto ao software que vem de raiz, sim, sem dúvida que o Ubuntu ganha por ter mais software instalado de origem, enquanto que no Windows tens que o instalar. Mas não nos podemos esquecer que há interesse económico (da MS) por trás disso, mas pelo menos qualquer um pode instalar o software livre que quiser.

Também na forma da distribuição das aplicações, o Ubuntu ganha e perde. Ganha muito na distribuição por repositório, que é bastante simples e prática, mas perde porque se o software não está disponível no repositório, não tens um "executável" que simplesmente corres para instalar.

Revan
07-05-2008, 16:58
Bem até concordo com muito do que disseste.

Moral da historia. Cada qual que se escolha o seu. Cada SO tem os seus defeitos e virtudes.

born2hack
07-05-2008, 17:17
Venha o próximo cast, para mais 7 páginas de discussão. Façam sobre o vista :P

sandro
07-05-2008, 18:09
Venha o próximo cast, para mais 7 páginas de discussão. Façam sobre o vista :P

Não o vais instalar? Fazemos contigo :D

> ervas <
07-05-2008, 19:05
Moral da historia. Cada qual que se escolha o seu. Cada SO tem os seus defeitos e virtudes.

Nem mais :thumbsup: