PDA

Ver Versão Completa : Quem anda de portatil por aí.. cuidado!

sandro
14-07-2005, 16:24
Nos EUA já começaram efectivamente as detenções por invasão e utilização das redes alheias via wifi...

->http://www.techworld.com/security/news/index.cfm?RSS&NewsID=4001

NoN_SMOKER
14-07-2005, 18:06
Ha legislação sobre isto em portugal?

Denzil
14-07-2005, 23:07
Ha legislação sobre isto em portugal?
ROTFL achas?

NoN_SMOKER
15-07-2005, 07:08
Bem me parecia ...

born2hack
15-07-2005, 13:02
E quem nao quer vizinhos na rede que feche as portas!

sandro
15-07-2005, 14:50
Bem, isso de fechar as portas é relativo... Sim, a falta de informação não é motivo (nunca será) mas ao mesmo tempo quem invade sabe que está a cometer uma ilegalidade...

É o mesmo do que teres a tua casa aberta (quando está gente em casa é o normal) e entrarem-te por lá dentro. Apesar da porta estar aberta, quem entra sabe que está a invadir propriedade alheia. O crime deve ser punido de igual forma, protegido ou não.

O mesmo se aplica às redes com protecções pouco fiáveis, caso da WEP... Esse caso é realmente gritante, porque existe mesmo a intenção de invadir...

O que se exclui são as surveis (corrijam se estiver mal escrito) e wardrives. O principal objectivo dos wardrives é a pesquisa de AP's por unidade de área, obtendo-se estatísticas sobre o grau de informação dos proprietários (ap's protegidos ou não e nível de protecção), além da detecção de pontos onde se pode ter acesso gratuito á internet (ap's de acesso público), casos da wifi-netmadeira e outros. Também não devem ter punidos os que ao detectarem as situações, limitam-se a enviar uma mensagem ao proprietário do AP a indicar as falhas de segurança, desde que se prove essa que essa foi a única intenção do "pesquisador".

Sobre Portugal, existe legislação sim, púnivel (salvo erro) pena de prisão de 6 meses a 2 anos e multa. A lei já vem de anos anteriores e é alvo de controvércia pois não fala nas Wifi, apenas falando no termos "rede alheia". O meu argumento é que uma rede é uma rede, seja esta cablada ou sem fios. Invasão é invasão e deve ser punida nesses termos.
O que a lei não prevê são os casos do wardrive e aviso das falhas de segurança. Contudo, desde que se prove essa intenção, penso que nenhum tribunal condenará por esse acto.

NoN_SMOKER
15-07-2005, 21:49
Pá para já o termo "rede alheia" não é o mais indicado para ser usado pois ha varios tipos de redes nao quer dizer que esteja referindo-se a redes de internet isto na minha opnião.
Na minha opnião não é o mais correcto do ponto de vista etico tar a usar uma rede alheia se bem que tb n ache condenavel o uso em alguns casos por ex: wardrive se bem que este apenas pesquisa, ligar pa ver o mail ,ligar para contactar alguem que necessite ser contactado e a unica forma seja pela internet e outras situações que n prejudiquem de todo o "dono" da respectiva rede. Eu no meu caso uso raramemnte digamos de passagem as redes wifi abertas ao publico em geral se bem que ja houve situações de ter de ligar a uma qualquer para receber um mail com uma serie de informação que era necessaria no momento.Eis a minha modesta opnião.