PDA

Ver Versão Completa : Microsoft Vista e novo formato GPT.

Denzil
01-08-2008, 00:43
Aconteceu-me uma boa que gostaria de partilhar convosco, caso vos aconteça o mesmo.
Ora bem, tinha o Windows Vista instalado no pc de casa. Acrescentei um disco de 160GB para servir de backup e formatei-o com NTFS no Windows Vista.

À três dias, formatei a partição que tinha o Windows Vista, coloquei o XP e não é que não consigo agora sequer aceder ao disco de backup?

Isto é devido ao facto do Windows Vista utilizar um novo formato para a criação de partições, que o restrige a utilização com o Windows Vista: GPT. O GPT vem a substituir o antigo formato MBR, já existente desde o MS-DOS.

O GPT já era usado pelo MacOS, desde a saida do Leopard, devido aos 64Bits e a norma EFI para antipirataria do sistema operativo. Segundo averiguei, a própria Microsoft também está a aderir á norma, sendo que o próximo Windows provavelmente irá seguir a mesma estratégia de EFI, deixando de ser necessário colocarmos uma serial-key na instalação do sistema operativo, sendo esta chave original guardada na própria BIOS da motherboard (o que acontece nos MacBook, mas não é serial-key).

Desesperado, procurei na net maneiras de colocar o XP a ler discos GPT e claro está, a própria Microsoft aconselha o Vista para podermos aceder, sendo apenas permitido versões 64bits dos SO's Microsoft para o efeito.

Encontrei uma alternativa, mas era paga, o GPT Mounter, que fazia a montagem do disco para o podermos aceder, mas não podiamos alterar nada.

Como não queria pagar nada, experimentei Linux para aceder ao disco, mas nada feito, não é suportado pelo Ubuntu nem o Fedora (desisti de testar com estes).

Hoje, resolvi tentar aceder ao disco utilizando o MacOS, visto que este também suporta GPT e lá consegui aceder aos ficheiros.

Enfim... se acontecer a alguém, é só colocar aqui as dúvidas.

fox
01-08-2008, 01:22
Sem saber nada relativamente ao GPT:
1- Porque raio é que o Vista vai restringir um disco/partição onde o OS não foi instalado?
2- Não há maneira de prevenir k esta restrição aconteça?

> ervas <
01-08-2008, 07:52
A questão não é restringir, o GPT é uma evolução ao MBR, por defeito as partições criadas em Vista 64 usam GPT, que também é acessível pelo XP64. É perfeitamente possível criar a partição em MBR, caso o utilizador prefira, o GPT suporta "MBR fallback", mas infelizmente não é possível converter uma partição GPT em MBR sem perder os dados.

Wikipedia: GPT (http://en.wikipedia.org/wiki/GUID_Partition_Table)

> ervas <
01-08-2008, 07:59
Mais informação:

http://www.microsoft.com/whdc/device/storage/GPT-on-x64.mspx

Só os discos adicionais é que podem usar o GPT, o de boot é limitado a MBR.

Denzil
01-08-2008, 10:00
Sem saber nada relativamente ao GPT:
1- Porque raio é que o Vista vai restringir um disco/partição onde o OS não foi instalado?
2- Não há maneira de prevenir k esta restrição aconteça?
O Vista em si não o restringe, mas sim o formato é que não é reconhecido pelo XP 32Bits. Se tivesse instalado alguma versão em 64Bits dos SO's Microsoft, já dava.

Por curiosidade, instalei o Vista numa máquina virtual, e vi quais são as opções que me aparecem e no Business só me aparece NTFS e mais nada. Não diz nada em relação ao GPT. Tenham cuidado a formatar discos no Vista, porque se for um disco adicional (ou seja, não o que arranca com o SO) ficam com ele em GPT (pelo menos no Business, não sei em relação ao Ultimate).

Esqueci-me de referir no meio da história, quando arranquei no MacOS para aceder ao disco de backup, pretendia transferir os ficheiros para um disco externo, a fim de o formatar depois para tirar o GPT. No entanto, o MacOS só suporta nativamente HFS ou FAT32... e FAT32 está limitado a ficheiros com 4.3GB... ou seja, os .iso que tinha no disco de backup era impossível fazer backup. Solução foi formatar a drive externa com HFS, ligar-lo ao MacOS, passar as coisas do backup para a drive externa.

Espero que ajude a quem alguma vez se encontre nesta situação!

fox
01-08-2008, 12:12
A pergunta foi mal feita, mas bem respondida na mesma!

Obrigado a ambos! É bom ter noção destas coisas!

born2hack
01-08-2008, 12:27
E o que da andar a sacar isos grandes. Depois so da problemas mais tarde :p

> ervas <
01-08-2008, 12:58
Gravar os filmes todos da Jenna Jameson num ISO é mais prático para transportar...

DJ_Alex
05-08-2008, 20:18
Na informática quando já se é cavalo, nunca se deve ir de cavalo pra burro, pois só dá barraca.... No caso, se estavas com Vista, nunca devias ter recuado ao XP... Eu tenho Vista Ultimate numa maquina nova e ate agora não tenho razões para recuar para o XP... Há sempre software que funciona no Vista! É preciso é pagar quando não há alternativa...

Denzil
05-08-2008, 23:06
Infelizmente, tenta instalar uma placa de TV antiga no Windows Vista. Fiquei sem som nenhum da minha placa de som Audigy2 que como se sabe, não tem drivers que usufruam da aceleração das placas, no Windows Vista.

Com esta experiência só aprendi que o Windows Vista ainda falta um pouco até ser o sistema operativo de eleição lá em casa.

Quanto ao software, prefiro usar um sistema operativo na qual tenho tudo disponível, sem ter de andar com hacks e é estável, daí o XP.